Um utilitário moderno e
eficiente: plataforma de Civic...
...tração integral acionada quando
necessário e suspensão independente
No novo estilo, destaque para as lanternas...
...traseiras e os enormes faróis,
mas que não têm duplo refletor |
O conceito de
utilitário esporte (SUV) com plataforma de automóvel, que acaba de
chegar à produção brasileira com o Ford
EcoSport, há muito deixou de ser novidade nos países de vanguarda.
Desde que a Toyota introduziu o RAV4, em
1994, com base no chassi do sedã Corona, inúmeras marcas seguiram o
mesmo caminho em busca de menor peso, maior eficiência, rodar mais
confortável e melhor estabilidade.
O oponente da Honda, o CR-V (sigla para Comfortable Runabout Vehicle,
traduzível por veículo versátil e confortável) surgiu em 1997 baseado
na plataforma do Civic. A segunda geração, derivada da sétima do sedã
japonês, foi apresentada em 2001 e há cerca de um ano desembarcou para
aqui, para enfrentar o também novo RAV4
e os modelos com chassi próprio, como
Chevrolet Tracker, Suzuki Grand Vitara (retirado do mercado há
pouco), Mitsubishi Pajero iO (hoje TR4) e Kia Sportage Grand.
A competição parece acirrada, mas não por um fator: preço. Se é
verdade que nenhum custa barato -- o Sportage Grand a gasolina, o menos caro,
sai por R$ 57 mil com câmbio manual --, o CR-V está
realmente salgado: são R$ 122 mil na única opção, com motor de 2,4
litros, câmbio automático e tração integral de engate automático, sem
opcionais disponíveis. Vale tudo isso? É o que vamos conferir.
Espaço surpreendente
Embora seja totalmente nova, a carroceria
apresenta grande semelhança de estilo com a anterior. As formas
angulosas ainda predominam e as lanternas traseiras permanecem subindo
pelas colunas, mas os faróis (de refletor único) estão enormes e a
aparência foi rejuvenescida. As barras longitudinais pretas do teto o
fazem parecer ainda mais alto, mas acabam retendo folhas de árvores e
outros detritos. Se não provoca suspiros, o CR-V agrada e deixa clara
sua identidade com outros Hondas, como o Civic.
Continua
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