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O CR-V no fora-de-estrada:
rodar confortável...

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...torque bem-distribuído e
suspensões competentes, mas...

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...a tração integral não está apta a
tirá-lo de um atoleiro, o que...

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...não fará nenhuma diferença
para a maioria dos compradores

Pena que a Honda, como de hábito, não informe os dados oficiais.

As suspensões são típicas de um bom automóvel, e nem poderia ser diferente, pela plataforma de Civic: independentes nas quatro rodas, inspiram confiança nas curvas, apesar do elevado centro de gravidade inerente a um SUV, e transmitem um conforto que faz um Chevrolet Blazer, só como referência, parecer um dinossauro. O rodar é relativamente macio e transpor lombadas a qualquer velocidade torna-se coisa corriqueira. Os freios e o câmbio são eficientes e não merecem críticas.

O BCWS experimentou o CR-V também no fora-de-estrada, em um trecho de cerca de 20 quilômetros com piso desnivelado, pouca aderência e muitas subidas. Seu comportamento surpreendeu, bastando alguns cuidados compatíveis com a proposta de um veículo urbano. Do vão livre do solo à tração, passando pelos pneus de medida bem escolhida (205/70-15), o Honda mostrou um conjunto muito adequado a quem passa a maior parte do tempo no asfalto mas precisa, ou aprecia, rodar de vez em quando em pisos menos favoráveis.

E esses usuários terão oportunidade de usar um recurso exclusivo: a base do porta-malas torna-se uma mesa de piquenique desmontável, de 76 por 85 cm, com altura de 68 cm. O novo CR-V deixa mesmo ótima impressão, mas o preço está alto demais para o que oferece em conforto e desempenho, aproximando-o de veículos maiores e potentes, como o Mitsubishi Pajero Sport 4x4, que custa R$ 123 mil com padrão similar de equipamentos e motor V6 3,0 de 177 cv.

A Honda tem este obstáculo a superar. Mas os outros -- como o desafio de tornar um utilitário tão confortável quanto um automóvel -- já ficaram para trás.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 87 x 99 mm. Cilindrada: 2.354 cm3. Taxa de compressão: 9,6:1. Potência máxima: 156 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 22 m.kgf a 3.600 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira (integral com acionamento automático). Relações: 1) 2,684; 2) 1,534; 3) 0,974; 4) 0,638; diferencial, 4,438. Regime a 120 km/h em 4a.: 2.700 rpm. Regime na velocidade máxima em 4a.: ND.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 281,5 mm ø; traseiros a disco, 282 mm ø; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,3 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, braços sobrepostos, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 205/70 R 15 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,535 m; largura, 1,78 m; altura, 1,675 m; entreeixos, 2,62 m; bitola dianteira, 1,535 m; bitola traseira, 1,54 m; capacidade do tanque, 58 l; porta-malas, 948 l (até o teto) a 2.037 l (com banco rebatido); peso, 1.510 kg.
FORA-DE-ESTRADA - distância livre do solo, 205 mm; ângulo de entrada, 29°; de saída, 24°; profundidade máxima, ND.
ND = não disponível
 
Desempenho e consumo
Dados do fabricante não disponíveis
 
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 51; informações de fábrica, 0800 171213.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Bridgestone Dueler H/T; quilometragem inicial, 11.400 km.

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