> A igualdade de potência (112 cv) e de preço entre os
dois motores disponíveis para a Crossover pode deixar o
comprador em dúvida: optar por uma unidade moderna e eficiente
de apenas 1,0 litro ou por um veterano motor com o dobro da
cilindrada?
A rigor, a única vantagem da 2,0-litros está no torque 1,5 m.kgf
mais alto no regime máximo, mas que ocorre a 3.000 rpm, contra
apenas 2.000 da 1,0 Turbo. Só que, analisando as curvas de
potência e torque obtidas pelo
Simulador de Desempenho do consultor Iran Cartaxo (ao lado),
conclui-se que o motor 1,0 superalimentado chega a superar o 2,0
em baixa rotação, ficando (pouco) para trás somente acima de
2.000 rpm.
> Como se esperava, o desempenho é muito próximo entre as
duas versões. A Crossover 2,0 tem velocidade máxima simulada 1
km/h mais alta, mas aceleração de 0 a 100 km/h em 0,2 segundo a
mais. O consumo urbano prevê vantagem à Turbo por 0,2 km/l, mas
ela perde no rodoviário por 0,3 km/l. As retomadas da Turbo são
mais rápidas, em função do torque em baixa e do câmbio mais
curto.
> Isso tudo se verifica ao nível do mar: à medida em que
cresce a altitude, amplia-se a vantagem do motor
superalimentado, já que a potência daquele de
aspiração natural cai à razão de
1% a cada 100 metros.
> A Turbo é sacrificada, em termos de consumo e nível de
ruído, pela escolha de relações de marcha curtas demais (uma
mania atual da VW; saiba mais),
enquanto as da 2,0 são adequadas. A quinta marcha da Turbo
deveria ser 8,3% mais longa para que coincidissem as
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rotações de potência e velocidade máximas, e a da 2,0, 2,3% mais
curta. Só que o motor 1,0-litro
é bastante suave, com relação r/l
de apenas 0,245, contra a inadequada de 0,322 do 2,0-litros: com
isso, mesmo girando mais, incomoda menos pelas vibrações.
> Essa
aspereza do motor AP-2000 não existiria se as bielas fossem
iguais às do saudoso Gol GTI 16V (159 mm em vez de 144 mm), que
resultavam em correta r/l de 0,291.
> Quem optar pela 1,0 Turbo levará ainda freios
dianteiros de maior diâmetro (256 mm contra 239 mm).
> Ao contrário da Palio Adventure, que recebeu braços
forjados na suspensão dianteira e mais longos na traseira, a
Crossover não apresenta grandes novidades nesse setor: apenas as
molas são 18 mm mais altas, que se somam ao maior perímetro dos
pneus para resultar em ganho total de 27 mm.
> A carroceria da Parati está longe de ser a última
palavra em aerodinâmica, mas apresenta
Cx bem razoável: 0,34, segundo a VW, que garante ter mantido
o valor das versões comuns na Crossover.
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