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Mas a VW precisava dar atenção aos cintos de segurança, torcidos (um dianteiro em 180°, o outro em 360°) na unidade da avaliação. E poderia acabar com a escandalosa buzina que indica a ativação do alarme, capaz de acordar a vizinhança...

Dois motores, mesma potência   A Crossover oferece as duas opções de motorização mais potentes da linha Gol atual: de 1,0 litro e 16 válvulas com turbocompressor e de 2,0 litros e oito válvulas, ambos com mesma potência, 112 cv. As unidades de avaliação pela imprensa vêm todas com o 2,0 por enquanto, o que é uma pena: o BCWS prefere o 1,0 turbo em todos os aspectos (veja tabela comparativa), apesar do maior torque do motor de maior cilindrada.

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A identificação "2.0" ou "16VT" revela se a Crossover tem o motor 2,0-litros ou o 1,0 turbo:
com preço idêntico, nossa opção é pelo segundo, de funcionamento mais agradável

E que torque: há tempos não avaliávamos um carro desse porte com tanta disposição em baixas rotações, garantidos pelo curso longo e a opção por oito válvulas. No ponto máximo são 17,3 m.kgf, vantagem de 1,5 m.kgf sobre o turbo que se reflete em acelerações e retomadas ágeis. E por falar em retomadas, parece que a Engenharia da VW se esqueceu de estragar o escalonamento deste câmbio, como fez com Polos, Gols e Golfs: continua a agradável quinta marcha de relação 0,73, que dá um repouso ao motor em velocidades de viagem. Continua

Comentário técnico e simulação de desempenho

> A igualdade de potência (112 cv) e de preço entre os dois motores disponíveis para a Crossover pode deixar o comprador em dúvida: optar por uma unidade moderna e eficiente de apenas 1,0 litro ou por um veterano motor com o dobro da cilindrada?

A rigor, a única vantagem da 2,0-litros está no torque 1,5 m.kgf mais alto no regime máximo, mas que ocorre a 3.000 rpm, contra apenas 2.000 da 1,0 Turbo. Só que, analisando as curvas de potência e torque obtidas pelo Simulador de Desempenho do consultor Iran Cartaxo (ao lado), conclui-se que o motor 1,0 superalimentado chega a superar o 2,0 em baixa rotação, ficando (pouco) para trás somente acima de 2.000 rpm.

> Como se esperava, o desempenho é muito próximo entre as duas versões. A Crossover 2,0 tem velocidade máxima simulada 1 km/h mais alta, mas aceleração de 0 a 100 km/h em 0,2 segundo a mais. O consumo urbano prevê vantagem à Turbo por 0,2 km/l, mas ela perde no rodoviário por 0,3 km/l. As retomadas da Turbo são mais rápidas, em função do torque em baixa e do câmbio mais curto.

> Isso tudo se verifica ao nível do mar: à medida em que cresce a altitude, amplia-se a vantagem do motor superalimentado, já que a potência daquele de aspiração natural cai à razão de 1% a cada 100 metros.

> A Turbo é sacrificada, em termos de consumo e nível de ruído, pela escolha de relações de marcha curtas demais (uma mania atual da VW; saiba mais), enquanto as da 2,0 são adequadas. A quinta marcha da Turbo deveria ser 8,3% mais longa para que coincidissem as

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rotações de potência e velocidade máximas, e a da 2,0, 2,3% mais curta. Só que o motor 1,0-litro é bastante suave, com relação r/l de apenas 0,245, contra a inadequada de 0,322 do 2,0-litros: com isso, mesmo girando mais, incomoda menos pelas vibrações.

> Essa aspereza do motor AP-2000 não existiria se as bielas fossem iguais às do saudoso Gol GTI 16V (159 mm em vez de 144 mm), que resultavam em correta r/l de 0,291.

> Quem optar pela 1,0 Turbo levará ainda freios dianteiros de maior diâmetro (256 mm contra 239 mm).

>
Ao contrário da Palio Adventure, que recebeu braços forjados na suspensão dianteira e mais longos na traseira, a Crossover não apresenta grandes novidades nesse setor: apenas as molas são 18 mm mais altas, que se somam ao maior perímetro dos pneus para resultar em ganho total de 27 mm.

> A carroceria da Parati está longe de ser a última palavra em aerodinâmica, mas apresenta Cx bem razoável: 0,34, segundo a VW, que garante ter mantido o valor das versões comuns na Crossover.

   Crossover 2,0 Crossover 1,0 Turbo
Velocidade máxima 192 km/h 191 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 5.125 rpm 5.925 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,5 s 10,3 s
Aceleração de 0 a 400 metros 17,2 s 17,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 32,0 s 31,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h (5ª.) 12,6 s 11,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h (4ª.) 8,9 s 8,5 s
Consumo em cidade 8,3 km/l 8,5 km/l
Consumo em estrada 13,6 km/l 13,3 km/l
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