Hora do alongamento
Depois de encurtar em
excesso as relações de marcha, |
O fato
começou a chamar a atenção de quem acompanha o
Teste do Leitor, o pioneiro serviço do
Best Cars Web Site em que o internauta compartilha sua opinião sobre o carro ou moto que possui. A grande maioria dos proprietários do novo Polo, em versão de 1,6 litro, lamentava o câmbio curto demais, que aumenta o nível de ruído interno e o consumo em velocidades de viagem. |
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Em favor da discutível
comodidade de não se precisar reduzir marchas em certas
subidas e lombadas, o Polo 1,6 ganhou um câmbio criticado -- pelos
próprios compradores -- como há tempos não se via |
Para o BCWS, os leitores estão
cobertos de razão. Já
na avaliação de lançamento do carro, em abril último, escrevíamos: "(...) não haveria a menor razão para adotar relações de marcha curtas em excesso, que produzem mais de 4.000 rpm a 120 km/h em quinta. Aliado ao pouco revestimento absorvente, isso deixou o Polo um tanto ruidoso em velocidades de viagem. A VW errou mais uma vez, como já fizera com Gol 1,0 16V, Golf 2,0 e outros modelos." |
A VW está
longe de ser a única: marcas como a Ford também têm exagerado nas
relações curtas, aumentando o consumo e o ruído em uso
rodoviário |
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Assim, o motor de 1,6 litro do modelo da VW foi combinado a um câmbio tão curto quanto o do 1,4 16V europeu, que tem torque bem inferior, enquanto a versão de 2,0 litros, generosa em torque, tem uma relação que não cairia mal ao 1,6. O câmbio curto demais do Bora foi estendido ao Golf
2,0 no modelo 2002, à mesma época em que um diferencial encurtado era responsável por boa parte da agilidade do novo motor do Gol 1,0 16V. |
Técnica & Preparação - Página principal - e-mail Data de publicação: 4/2/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |