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Esse esquecimento talvez proposital tem sua razão: o veterano AP-2000, quando instalado em um carro de projeto mais antigo como a linha Gol (sem os aprimoramentos em absorção de vibrações presentes no Golf e no Polo, por exemplo), não consegue esconder sua má relação r/l: vibra o tempo todo, da marcha-lenta ao limite de rotações, chamando a atenção de quem já se habituou a carros (e motores) mais modernos.

A VW escolheu o aspecto cromado como distinção desta Parati: abrange a grade, um friso inferior em boa parte do veículo e quase incluiu os retrovisores Clique para ampliar a imagem

E como anda a Crossover com ele? Bem, mas sem surpreender nos números. A simulação do BCWS indicou velocidade máxima de 192 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, próximas às informadas do fabricante, enquanto o consumo simulado foi de 8,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (utilizando método menos brando que a norma ABNT das fábricas).

A suspensão mais alta deixou-a ainda mais apta às lombadas e valetas de nossas ruas, mas trouxe alguma perda em estabilidade nas curvas. Preferiríamos, porém, pneus de medida mais moderada, como 185/65-14, que permitiriam arriscar um fora-de-estrada leve sem receio de danificá-los ou as rodas no primeiro impacto. Como está, a Crossover chega a ser mais delicada -- ao menos aparentemente -- que a maioria das Paratis comuns, já que poucas delas saem com rodas de 15 pol.

Clique para ampliar a imagem A opção por pneus 195/55-15 para uso em asfalto garantiu que a estabilidade habitual da Parati não fosse afetada, mas impôs restrições ao uso fora-de-estrada

No restante, é a perua que todos conhecemos bem: rodar um pouco duro, mas ainda confortável; câmbio de engates nem sempre precisos (a primeira às vezes relutava em entrar); porta-malas de bom tamanho, 437 litros; ótimos faróis de duplo refletor, que se somam aos de neblina e à luz traseira de mesmo fim; espaço adequado a quatro adultos e uma criança, que melhoraria se o banco traseiro não fosse tão alto.

De fora-de-estrada a Crossover não tem mesmo nada. Mas é uma perua rápida, de decoração atraente e que não requer atenção especial para transpor lombadas. De certo modo, uma adaptação do conceito de versão esportiva às condições de rodagem de nossas ruas e estradas, o que pode acabar resultando em êxito, apesar da crise de identidade.

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 112 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 3.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,455; 2) 1,937; 3) 1,286; 4) 0,909; 5) 0,73; diferencial, 4,111. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.200 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 239 mm ø; traseiros a tambor, 200 mm ø; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, molas helicoidais, estabilizador; traseira, eixo de torção, molas helicoidais.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,17 m; largura, 1,64 m; altura, 1,482 m; entreeixos, 2,469 m; bitola dianteira, 1,386 m; bitola traseira, 1,385 m; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas, 437 l; peso, 1.035 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 190 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,7 s.
CONSUMO - em cidade, 10,2 km/l; em estrada, 15 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 650; informações de fábrica, 0800 195775.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Firestone Firehawk 700; quilometragem inicial, 5.3000 km.

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