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O motor do Peugeot é o único com bloco de alumínio,
que traz vantagens de menor peso e melhor dissipação
de calor. O Fiesta de maior
cilindrada -- então 1,4 litro -- trazia o
recurso até a linha '99, que usava motor Zetec
SE importado em vez do Rocam nacional.
* A eliminação de atrito nos "dedos"
de acionamento das válvulas (daí o nome Rocam, roller
finger camshaft ou comando
com "dedos" roletados) do motor da Ford
permite que o comando mantenha as válvulas
abertas por mais tempo, melhorando o enchimento
dos cilindros (saiba
mais sobre o motor). Esta é a
razão do ganho de potência e torque, com o
ponto máximo deste disponível já a 2.250 rpm
no motor de 1,6 litro.
* O Clio brasileiro ficou 1,5 cm mais alto que o
europeu, conta com molas e amortecedores
recalibrados, marchas mais curtas e maior proteção
contra poeira. Mas a Renault negligenciou com o
protetor de cárter, que deveria vir de fábrica.
Os amortecedores têm
batente hidráulico que evita o ruído de pancada
ao atingir o fim do curso, audível no 206 ao
passar mais rapidamente por lombadas.
* A suspensão dianteira utiliza subchassi,
elemento intermediário entre ela e a carroceria,
que melhora a absorção de irregularidades e
reduz custos de reparação de acidentes que
atinjam o conjunto -- mas não aumenta a
estabilidade por si só. O recurso não equipa
apenas o Corsa entre os modelos em análise.
* Fiesta e Gol não têm estabilizador na suspensão
traseira. O dispositivo "amarra" até
certo ponto as rodas do mesmo eixo, reduzindo a
inclinação da carroceria em curvas. Sem ele,
utilizam-se normalmente molas mais
duras, com perda de conforto. É o que ocorre,
por exemplo, em ambas as suspensões do Corsa
Wind básico.
* Os faróis do Gol e do Fiesta fazem uso da
tecnologia de superfície complexa, enquanto o VW
e o Palio adotam duplo refletor, mantendo-se
aceso o facho baixo junto do alto -- ganho
importante em trechos sem movimento. Apenas a GM
e a Ford utilizam lentes de vidro em vez do mais
leve policarbonato (segundo esta última, pela
resistência a riscos).
* O Clio expandiu por mais um ano a garantia
contra corrosão da carroceria: seis, contra
cinco do Gol, quatro do Palio e apenas um dos
demais. |
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