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Comparativo Completo

Onde o Renault se coloca entre os melhores é na robustez a condições de piso tipicamente brasileiras, com lombadas e irregularidades. Passa com notável integridade e sem ruídos de amortecedores (presentes no 206), revelando solidez da estrutura e bom desenvolvimento da suspensão para nosso mercado. Quanto à absorção de ruídos e vibrações, ficam um pouco atrás o Corsa, que não tem subchassi (saiba mais), e o Gol, que utiliza pneus esportivos 195/50 R 15.

Suspensão do Clio está entre as melhores na absorção de impactos e irregularidades, revelando ótima adaptação às condições nacionais

Direção e freios operam com eficiência nos pequenos nacionais, mas Gol e Palio não utilizam discos ventilados à frente, que tendem a afastar o risco de perda de eficiência por superaquecimento -- fading, que significa desaparecimento e não fadiga, como muitos pensam. Por outro lado, apenas esses carros e o Corsa oferecem sistema antitravamento ABS como opcional. Curiosamente não é disponível no Clio, apesar das bolsas infláveis de série -- cobradas à parte nos outros.

Encostos de cabeça e cintos de três pontos para quatro dos passageiros equipam todos os carros. Clio, 206 e Fiesta trazem repetidores laterais de luzes de direção, muito úteis no trânsito. Os dois primeiros vêm com luz de neblina traseira, enquanto os faróis para o mesmo fim só não podem equipar o 206, sendo opcionais no Fiesta e Gol. No Palio é opcional a terceira luz de freio, que os outros trazem de série.

Comportamento em curva é destaque do 206. Eixo posterior permite ligeiro esterçamento das rodas, prevenindo saídas de traseira

O Peugeot traz ainda desativação da bolsa inflável do passageiro, evitando disparo se o motorista estiver só, e -- a exemplo do Palio -- retrovisor esquerdo biconvexo, bem mais seguro no trânsito e nos acessos a vias em ângulo. O do Fiesta é convexo mais para compensar suas pequenas dimensões, ficando os demais com lentes planas. Continua

Comentário técnico
* O motor do Peugeot é o único com bloco de alumínio, que traz vantagens de menor peso e melhor dissipação de calor. O Fiesta de Motor do Fiestamaior cilindrada -- então 1,4 litro -- trazia o recurso até a linha '99, que usava motor Zetec SE importado em vez do Rocam nacional.

* A eliminação de atrito nos "dedos" de acionamento das válvulas (daí o nome Rocam,
roller finger camshaft ou comando com "dedos" roletados) do motor da Ford permite que o comando mantenha as válvulas abertas por mais tempo, melhorando o enchimento dos cilindros (
saiba mais sobre o motor). Esta é a razão do ganho de potência e torque, com o ponto máximo deste disponível já a 2.250 rpm no motor de 1,6 litro.

* O Clio brasileiro ficou 1,5 cm mais alto que o europeu, conta com molas e amortecedores recalibrados, marchas mais curtas e maior proteção contra poeira. Mas a Renault negligenciou com o protetor de cárter, que deveria vir de fábrica. Suspensão traseira do Clio
Os amortecedores têm batente hidráulico que evita o ruído de pancada ao atingir o fim do curso, audível no 206 ao passar mais rapidamente por lombadas.

* A suspensão dianteira utiliza subchassi, elemento intermediário entre ela e a carroceria, que melhora a absorção de irregularidades e reduz custos de reparação de acidentes que atinjam o conjunto -- mas não aumenta a estabilidade por si só. O recurso não equipa apenas o Corsa entre os modelos em análise.

* Fiesta e Gol não têm estabilizador na suspensão traseira. O dispositivo "amarra" até certo ponto as rodas do mesmo eixo, reduzindo a inclinação da carroceria em curvas. Sem ele, utilizam-se normalmente Farol do Fiesta
molas mais duras, com perda de conforto. É o que ocorre, por exemplo, em ambas as suspensões do Corsa Wind básico.

* Os faróis do Gol e do Fiesta fazem uso da tecnologia de
superfície complexa, enquanto o VW e o Palio adotam duplo refletor, mantendo-se aceso o facho baixo junto do alto -- ganho importante em trechos sem movimento. Apenas a GM e a Ford utilizam lentes de vidro em vez do mais leve policarbonato (segundo esta última, pela resistência a riscos).

* O Clio expandiu por mais um ano a garantia contra corrosão da carroceria: seis, contra cinco do Gol, quatro do Palio e apenas um dos demais.

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