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Comparativo Completo
Desafio ao novo Clio

Como reage o pequeno Renault diante de seus cinco concorrentes nacionais? Aqui, as respostas

Chevrolet Corsa GLS Fiat Palio ELX Ford Fiesta GLX
Peugeot 206 Soleil Renault Clio RT Volkswagen Gol 1.6
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

Principal responsável pela meta da Renault de conquistar 5% do mercado nacional este ano, colocando nas ruas 80.000 veículos -- contra 35.000 do ano passado --, o Clio de segunda geração revela o dinamismo da marca no Brasil. Depois da acertada decisão de introduzir no País o conceito de minivan compacta, com a Scénic, os franceses buscam volume de vendas. Mas a concorrência não está parada.

Colunas, vidro e lanternas traseiras dão personalidade ao Clio, mas com estética discutível. Muitos de seus grandes atributos são mecânicos

A versão RT do Clio, disponível apenas com motor de 1,6 litro e 90 cv, custa R$ 25.300 básica (R$ 25.790 com opcionais; veja a relação de equipamentos) e encontra fortes adversários: Gol 1.6 (R$ 24.098 a R$ 35.409), Corsa GLS (R$ 22.822 a R$ 31.098), Palio ELX (R$ 22.327 a R$ 32.196), Fiesta GLX (R$ 20.535 a R$ 26.185) e Peugeot 206 Soleil (R$ 23.640) e Passion (R$ 27.650), todos com cinco portas e motor de 1,6 litro e oito válvulas (preços válidos em 25/2). O 206 já é produzido na Argentina, o que o coloca como produto nacional e o isenta de imposto de importação.

É natural que o consumidor se perca entre essas boas opções, e por isso o Best Cars aproveitou a oportunidade da avaliação completa do Clio para lhe opor os concorrentes diretos.

Ousadia das linhas é ponto alto do 206, com pára-brisa amplo e inclinado, faróis e lanternas alongados e saída de ar no capô
O Clio é o segundo modelo mais recente em termos mundiais: nasceu em 1998, meses antes do 206, mas depois dos demais (Gol e Palio não são produzidos em países desenvolvidos, embora o segundo seja exportado daqui para a Europa). A modernidade fica patente na suavidade das linhas, mas a Renault optou por soluções discutíveis nas formas dos faróis, lanternas, colunas e vidro traseiros. Embora pareça simpático, o estilo divide opiniões. Boa solução são os pára-lamas dianteiros em plástico flexível, menos sujeitos a danos em pequenos raspões.
Frente agressiva do Fiesta não se harmoniza com a traseira arredondada e linhas retas das laterais. Gol e Corsa padecem da mesma perda de conjunto

O 206 é o mais ousado, com os faróis alongados, enorme pára-brisa e agressivo perfil em cunha acentuada. Palio, Gol e Corsa são projetos de meia-idade que se mantêm contemporâneos, contando o VW e o GM com alterações frontais -- bem mais extensas no primeiro -- que não chegam a rejuvenescer muito o conjunto. A mesma tentativa foi aplicada ao Fiesta, mas a aparência da frente é polêmica e não se harmoniza com a traseira arredondada e as arestas das janelas, típicas dos anos 80. Continua

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