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A hora da renovação

Fiesta e Courier ganham nova frente e motores de 1
e 1,6 litro bem mais "espertos" que os anteriores

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Depois de dois anos e meio estática diante da evolução da concorrência, a Ford enfim se movimenta no segmento dos pequenos -- e bastante. Em setembro lançou o Ka com novo e moderno motor Zetec Rocam de 1 litro e 65 cv, potência recorde na categoria entre os 8-válvulas. Agora é a vez de dupla novidade na linha Fiesta/Courier: novo motor, a versão de 1,6 litro e 95 cv do mesmo Zetec Rocam, e frente reestilizada em sintonia com os modelos lançados no Salão de Frankfurt, em setembro.

Visual do Courier ganhou mais com a grade de apenas dois vãos. Faróis perderam o duplo refletor e lentes são de vidro, não de policarbonato
A nova aparência revela inspiração no Focus, sucessor do Escort já em testes no Brasil (saiba mais). Os antigos faróis com os extremos afilados, que davam um ar "triste" ao Fiesta, cederam lugar a unidades triangulares, maiores e mais altas nos extremos. A tecnologia de superfície complexa é agora empregada, mas há refletores simples em vez de duplos e as lentes são de vidro, que a Ford alega imunes a riscos. Os pára-choques ganharam segmento em preto-fosco, tendência que visa à robustez do estilo, e o capô tem vincos bem definidos.

Com grade de apenas dois vãos e toda pintada na cor da carroceria, o pickup Courier acabou ficando mais agradável e atual que o Fiesta, cuja grade parece antiga. Na traseira, a contenção de custos levou à manutenção das mesmas linhas, uma oportunidade perdida de atualizar essa área em que o hatch, lançado na Europa em 1989 (com reestilização em 1995), revela desgaste. Internamente foram revistos o acabamento, com tons suaves, e o painel, agora com hodômetros digitais.

GL Class é a versão de luxo com motor 1-litro. Direção assistida e vidros elétricos são de série; bolsa inflável, opcional

A linha 2000 adota novas versões: GL, GL Class (1 litro) e GLX (1,6 litro) para o Fiesta e L, XL e RS (todas de 1,6 litro) para o Courier. O Fiesta GL vem de série com cintos de três pontos traseiros e vidros verdes. O GL Class adiciona direção assistida, controles elétricos de vidros e travas, imobilizador e pára-choques pintados. Como opcionais há ar-condicionado, bolsa inflável para o motorista e rodas de alumínio de 14 pol.

A versão GLX, além do motor 1,6, acrescenta à GL rodas de 14 pol, pára-choques pintados, conta-giros e revestimento interno superior. Duas bolsas infláveis, ar-condicionado e controles elétricos de vidros e travas são opcionais, assim como rodas de alumínio. No Courier, imobilizador e rodas de 14 pol equipam as três versões, com a XL adicionando pára-choques pintados, rodas de alumínio, faróis de neblina, porta-objetos nas portas e rede atrás dos bancos. Continua

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