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Do Courier XL para o Fiesta GL, sensações similares no interior, mas diversas ao dirigir. O Zetec Rocam de 1 litro e 65 cv é fraco na saída, como qualquer outro de sua cilindrada, mas demonstra agilidade ao subirem os giros. Os números não mentem: acelera de 0 a 100 km/h em 16,5 s, nada menos que 3,3 s mais rápido que o 1-litro anterior.

Linhas da traseira foram mantidas: oportunidade perdida, aqui e na Europa, de atualizar a carroceria lançada há dez anos
O pequeno Rocam enfrentou a serra com galhardia, exigindo poucas reduções de marcha e mantendo constante boa velocidade. É evidente que o usuário enfrentará maiores dificuldades com o ar-condicionado ligado, que o 1,6 sente menos, e terá regime de giros mais elevado o tempo todo, com perda em conforto. Mas o motor mostrou-se suave e silencioso, bem mais que o arcaico Endura-E de apenas 53,5 cv.

Os novos motores conservam boas marcas (de fábrica) em consumo, como 18,48 km/l na estrada para o Fiesta 1-litro e 15,89 km/l para o Courier. Freios, suspensão e outros sistemas mecânicos não trazem novidades, mas o pickup recebeu eixo traseiro com a parte central mais alta ("omega", referência à letra grega) para tráfego mais seguro em piso irregular. No Fiesta foi aperfeiçoado o mecanismo de liberação do estepe, montado externamente sob o porta-malas.

Versão GLX do Fiesta traz o motor 1,6, o mais potente entre os 8-válvulas e detentor de ótimo torque em baixa

Com a vantagem em relação ao Zetec 1,4 de utilizar motor 96% nacional -- produzido em Taubaté, SP, junto da transmissão, de onde saíam os Enduras de 1 e 1,3 litro --, os novos modelos ficaram pouco mais caros: de R$ 16.180 a R$ 18.950 (primeiro preço básico, segundo com todos os opcionais) para o Fiesta GL, de R$ 18.785 a R$ 21.540 para o GL Class, de R$ 20.535 a R$ 26.185 para o GLX (1,6) e de R$ 21.260 a 25.560 para o pickup Courier XL. Preços bastante competitivos para as vantagens demonstradas.

Ficha técnica
MOTOR (1 litro) - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 68,68 x 67,4 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 65 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 8,9 m.kgf a 3.250 rpm.
MOTOR (1,6 litro) - idem, exceto: Diâmetro e curso: 82,07 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 95 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 14,11 m.kgf a 2.250 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco (ventilado para 1,6 l); traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica (opcional); diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, semi-independente, eixo de torção (Fiesta) ou eixo rígido, molas parabólicas (Courier).
RODAS - 5,5 x 14 pol.; pneus, 175/65 R 14.
DIMENSÕES (Fiesta) - comprimento, 3,823 m; largura, 1,634 m; altura, 1,397 m; entre-eixos, 2,446 m; capacidade do tanque, 42 l; porta-malas, 250 l; peso, 1.005 kg (GL).
DIMENSÕES (Courier) - comprimento, 4,457 m; largura, 1,685 m; altura, 1,477 m; entre-eixos, 2,83 m; capacidade do tanque, 68 l; caçamba, ND; peso, 1.096 kg (XL).
Desempenho e consumo
Fiesta GL Courier XL
DESEMPENHO - velocidade máxima, 155 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 16,4 s. DESEMPENHO - velocidade máxima, 170 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,9 s.
CONSUMO - em cidade, 13,5 km/l; em estrada, 18,48 km/l. CONSUMO - em cidade, 11,68 km/l; em estrada, 15,89 km/l.
Dados do fabricante. ND = não divulgado.

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