Mas nada disso incomoda quando se assume o volante. O motor Twin Spark (duas velas por cilindro) com
coletor de admissão de geometria variável, 16 válvulas,
variador de fase no comando de admissão e 148 cv (perda de 5 cv em relação ao antigo 156) sobe de giros com grande suavidade, graças às
duas árvores de balanceamento. É um prazer levá-lo ao limite de 7.000 rpm, ouvindo o ruído típico de elevada solicitação mecânica e certo ronco pelo escapamento -- cujo silenciador aparece demais na traseira. |
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O motor
herdado do 156 tem recursos modernos para melhorar o torque em baixa. Como
o do Rubinho Se isso já era conhecido no irmão maior, novidade absoluta é o câmbio
Selespeed, inspirado no do Ferrari de Fórmula 1 e similar ao dos F360 Modena, F575 Maranello e
Maseratis Coupe e Spyder (nestes renomeado Cambiocorsa). Não é uma transmissão automática com operação
manual -- como a Tiptronic do Audi A3 e Golf GTI, entre outros --, mas uma caixa manual de cinco marchas, com atuação eletroidráulica e sem pedal de embreagem, que pode também trocar as marchas de modo automático (função City, cidade). |
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Sem recorrer
a uma caixa automática, que consome potência, o 147 com Selespeed Muito interessantes as reduções de marcha: sem o motorista acelerar, o sistema sobe os giros por instantes de modo a "casar" a rotação com a da nova marcha aplicada. Perfeito. A primeira é inserida quando se pára o carro, sendo possível sair também em segunda, e há o chamado
creeping -- o carro roda devagar ao liberar os freios, como em um câmbio automático --, ao contrário do Cambiocorsa da Maserati. Um indicador no painel indica qual marcha está em uso. E nem foi esquecido um grande pedal de freio, para os que gostam de pisá-lo com o pé esquerdo. |
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Os Alfas
evoluem em segurança, mas sem prejuízo ao prazer em dirigir rápido:
o Importante auxílio
à segurança é o controle de
estabilidade VDC (Vehicle Dinamic Control, controle dinâmico do
veículo), que atua apenas em situações-limite, permitindo boa
diversão até que elas sejam atingidas. Há também o controle de tração
ASR, com botão para desligá-lo, e freios com sistema antitravamento
(ABS) e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD). |
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