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O belo interior do 156 recebeu boas modificações. O painel traz apliques em tom de alumínio e um mostrador digital entre os difusores de ar centrais (que aumentaram, mas ainda são difíceis de direcionar para longe do rosto dos ocupantes) que exibe o sistema de verificação/controle e o computador de bordo. Este permite seleção de idioma e medidas, incluindo o português e nossos km/l -- o que falta em muitos importados --, e inclui alerta programável para excesso de velocidade, bom recurso para evitar caras distrações.

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A nova família, que se completa com o sedã 166, promete novo prestígio à Alfa Romeo

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Os bancos esportivos opcionais, bastante envolventes, têm ajuste do apoio lombar (em ambos) e do apoio das coxas, além de curiosa regulagem elétrica apenas da inclinação do encosto. Como no 147, há controlador de velocidade, ar-condicionado com dupla seleção de temperatura, limpador com sensor de chuva e um volante de ótima pega com controles de áudio. O aparelho em si traz estética integrada ao painel e botões maiores que os do antigo Alpine. Como opção existe o sistema Bose.

Além do motor e do câmbio, a mecânica do 156 ganhou recursos eletrônicos em prol da segurança. Controles de tração e de estabilidade VDC e assistência adicional de freios em emergência revelam um amadurecimento do sedã e da SportWagon, que se afastam do perfil de carros-esporte familiares para atender a um público mais refinado. Bolsas infláveis de cabeça vêm-se somar às frontais e laterais, e as rodas de 16 pol tornam-se padrão. Ficaram faltando faróis com lâmpadas de xenônio, disponíveis na Europa, e retrovisor interno fotocrômico.

Os Alfas médios vêm agora bem mais equipados, restando como opções apenas os bancos esportivos com aquecimento, rodas de desenho diferente (sete furos), disqueteira, áudio Bose e teto solar (cujos comandos não são os excelentes do 147). Os preços subiram bastante: US$ 47.407 (R$ 132,7 mil) o sedã e US$ 49.211 (R$ 137,8 mil) a SportWagon, contra US$ 33.500 (R$ 93,8 mil) e US$ 34.900 (R$ 97,7 mil), na ordem, das versões 2,0. A aposentaria destas pode criar séria depreciação às peruas, vendidas por apenas um ano.

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Os preços podem ser obstáculo aos objetivos da marca: o 147 quase alcança o Audi
S3 de 225 cv; a SportWagon custa mais que a A4 Avant de 170 cv com Multitronic

Como no caso do 147, a Alfa pode se defrontar com modelos superiores em desempenho ou com uma imagem mais sólida no mercado -- por mais que a Fiat venha trabalhando este aspecto. O sedã fica na faixa do Audi A4 2,4 V6 com câmbio Multitronic (170 cv, R$ 125 mil), BMW 325i (192 cv, R$ 135 mil) e Volvo S60 2,4 turbo (200 cv, R$ 140 mil). A SportWagon concorre apenas com  a A4 de mesma configuração do sedã (R$ 133 mil), ficando a Volvo V40 em patamar inferior de preço.

O topo dos segmentos: se é lá que a Alfa Romeo pretende chegar, as novidades da linha 2003 são fortes argumentos para que esse objetivo seja atingido.

Ficha técnica
_ 147 156 sedã SportWagon
MOTOR
Posição e cilindros transversal,
4 em linha
transversal, 6 em V
Comando e válv. por cilindro duplo no(s) cabeçote(s), 4
Diâmetro e curso  83 x 91 mm 88 x 68,3 mm
Cilindrada 1.969,5 cm3 2.492 cm3
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima 148 cv a
6.300 rpm
190 cv a 6.300 rpm
Torque máximo 18,3 m.kgf a
3.800 rpm
22,1 m.kgf a 5.000 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira automático, 4, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco / antitravamento
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, quadrilátero, estabilizador
Traseira independente McPherson, estabilizador
RODAS
Rodas 7 x 17 pol* 6,5 x 16 pol
Pneus 215/45 R 17*  205/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,17 m 4,43 m 4,43 m
Entreeixos 2,546 m 2,595 m
Capacidade do tanque 60 l 63 l
Porta-malas 280 l 378 l 360 l
Peso 1.300 kg 1.400 kg 1.450 kg
Desempenho e consumo
_ 147 156 sedã SportWagon
Velocidade máxima 205 km/h 225 km/h 223 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,7 s 8,8 s 9 s
Consumo em cidade 9,2 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 13,8 km/l 12,5 km/l
Dados do fabricante; *opcionais

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