Caro: US$ 35.433, o que significa R$ 99,2 mil ao câmbio de R$
2,80/dólar. O concorrente mais direto em especificações, o nacional Audi A3 1,8 turbo
com 150 cv, cinco portas e câmbio Tiptronic, custa apenas R$ 59.719, embora com equipamento de série inferior. O Alfa acaba concorrendo com o
sofisticado S3 de 225 cv e tração integral, com três portas somente mas completíssimo, que vem da Alemanha e custa R$ 109.248. |
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Poucos
retoques estéticos no 156, mas boa evolução no interior: computador Nova alma para o 156
Não havia mesmo o que retocar no irretocável desenho do sedã médio e da perua da
Alfa. Mas, como mostrou o recente comparativo da SportWagon com a Volvo
V40, a marca de Arese precisava melhorar o desempenho e o equipamento desses belos modelos para enfrentar a modernização da concorrência, que inclui Audi A4, BMW Série 3, Citroën C5, Volkswagen Passat,
Volvo séries 40 e 60 e, em breve, o novo Renault Laguna. |
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Os coletores
cromados atraem os olhos no motor V6 de 190 cv, mas o ótimo câmbio O câmbio Q-System é bastante curioso. Apesar da aparência de caixa manual, com as marchas na habitual disposição em "H", é uma transmissão automática propriamente dita, com conversor de torque, o que implica perdas de energia. Associadas ao fato de ter apenas quatro
marchas e ao peso elevado em 120 kg, elas explicam por que o desempenho não melhorou tanto quanto os 40 novos cavalos fariam esperar. |
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Assim como o
147, o 156 vem de série com controles de tração e estabilidade, Ainda assim, o Q-System tem boas soluções. O motorista pode mantê-lo em modo automático
(com programação normal, esportiva ou para pisos de baixa aderência) ou trocar as marchas manualmente, sem embreagem. Ao contrário do Selespeed, em
modo manual o motor permanece no limite de giros, "rateando", até que se efetue a mudança de marcha. Um pouco antes ouve-se uma sineta para indicar o momento de
fazê-lo. Ponto positivo é poder-se, a partir de 80 km/h (quando o
conversor de torque é bloqueado), retomar velocidade em baixa rotação com acelerador a fundo
(condição de menor consumo) sem que haja reduções indesejadas. As mudanças automáticas são sempre suaves. |
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