Classe palaciana
Produzido em diferentes versões e
sob três marcas,
o |
|
|
O
palácio londrino de Westminster serve há anos como parlamento inglês. É
monumental em tamanho e beleza e muito bem localizado às margens do Rio
Tamisa. Ele faz parte de uma paisagem britânica muito tradicional.
Guardadas as devidas proporções, marcas longevas de automóveis foram
também muito tradicionais na Inglaterra no século passado. Uma delas era
a Austin, fundada em Longbridge, no condado de Birmingham, em 1895, mas
que começou a produzir veículos motorizados em 1906. |
Primeiro da série, o A90 tinha linhas arredondadas, conforme o estilo ponton apreciado nos anos 50, e usava motor de seis cilindros, 2,65 litros e 85 cv |
![]() |
Com linhas arredondadas, o sedã adotava a frente ao estilo ponton,
muito em voga na época; faróis circulares e grade oblonga com dois
frisos cromados horizontais. Tinha boa área envidraçada e proporções
bem equilibradas. Na lateral trazia frisos discretos, mas com
desenho pouco convencional. Nas portas traseiras havia um “V”
estilizado apontado para baixo. Chamava a atenção a entrada de ar
sobre o capô com cinco pequenos frisos. Media 4,34 metros de
comprimento e 2,63 m entre eixos e usava construção
monobloco. |
![]() |
O A95 trazia carroceria mais longa e com retoques de desenho; junto dele houve o A105, com mais potência no motor de mesma cilindrada |
Em 1956 a Austin mudava sua designação para A95 e aplicava ligeiros retoques na carroceria. Estava maior, com 4,59 m e entreeixos de 2,68 m, e dois anos mais tarde aparecia a opção de alavanca de câmbio no assoalho. Existiu também a versão A105, com o motor de 2,65 litros modificado para render 102 cv, pneus mais largos e suspensão mais baixa. O estúdio italiano Pininfarina, que já havia participado de alguns projetos para a empresa, daria mais uma vez sua contribuição no novo A99 Westminster, apresentado no Salão de Londres de 1959. Tinha linhas muito bonitas e sua frente era semelhante à do Lancia Flaminia e à do Peugeot 404, que seria lançado no ano seguinte. Apesar das diferentes origens, os três tinham o mesmo tempero italiano. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 22/1/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |