Refinamento turinense
O
Flaminia, da Lancia, esbanjava elegância e deu origem |
|
|
A
empresa fundada por Vincenzo Lancia sempre se distinguiu por seus
automóveis diferentes, inovadores em tecnologia, e pela qualidade de
fabricação. Nomes como Lambda, Astura, Augusta e
Aprilia são lembrados como referência. O primeiro
modelo da empresa foi o Alpha, apresentado no Salão de Turim em 1908. No
período da Primeira Guerra Mundial dedicou-se mais a fabricação de
caminhões. Logo depois, em 1919, vinha o Kappa e em 1922 o
revolucionário Lambda. Em 1937 era a vez do também inovador Aprilia. |
O grande sedã de 4,85 metros usava um recurso interessante de estilo: teto, colunas traseiras e tampa do porta-malas vinham sempre em preto |
Um
ano depois aparecia um modelo conceito de quatro portas, sem coluna
central, com base no primeiro. As portas traseiras eram do tipo
suicida e o acesso a bordo era muito bom. Com amplo espaço interno,
exibia luxo à altura de notáveis marcas inglesas e alemãs. Em 1957
entrava em produção o sedã Flaminia. Como era tradição da empresa, o
nome era homenagem a uma antiga estrada romana: a Via Flaminia, que
ligava Roma a Ariminum, cidade hoje chamada de Rimini. Sua pintura
era bicolor, sendo que o teto, as colunas traseiras e a tampa do
porta-malas eram sempre pretos. No mínimo original. Também criativos
eram os limpadores do vidro traseiro, inéditos em um sedã de
produção em série. |
O mais tradicional dos três cupês não era menos charmoso: o Coach de Pininfarina, com linhas baseadas nas do sedã e menor entreeixos |
A grade dianteira era retangular, com frisos finos verticais e horizontais. No centro o escudo da marca fazia a identificação. Sobre o capô havia uma discreta entrada de ar. Os faróis principais eram circulares e os pára-choques, com protetores, eram cromados. No interior, o painel era refinado e muito bem-acabado. Com desenho simples, acomodava dois mostradores circulares (conta-giros e velocímetro) e dentro deles três outros instrumentos. Os bancos dianteiros tinham assento inteiriço e encostos separados e reclináveis. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/3/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |