Seu motor, derivado do usado no Aurelia, tinha seis cilindros em "V" a 60°, bloco e cabeçote em liga leve, cilindrada de 2.458 cm³ e alimentação por um carburador Solex em posição invertida. Gerava a potência de 102 cv a 4.600 rpm e o torque máximo de 19,5 m.kgf a 4.600 rpm. Tinha ótima reputação de solidez e desempenho. Com tração traseira e caixa de quatro marchas com alavanca na coluna de direção, o sedã atingia a velocidade máxima de 160 km/h, bem adequada ao gabarito do carro. A suspensão dianteira era independente com braços sobrepostos e molas helicoidais. A traseira seguia o sistema De Dion com molas semi-elíticas. Os freios a disco nas quatro rodas, da marca Dunlop, tinham duplo circuito. Estava calçado em pneus 175-400. |
O construtor Zagato fez o mais arredondado dos Flaminias: o cupê Sport, com carroceria de alumínio e estilo atraente |
![]() |
Em
1958 entravam em cena três cupês derivados do Flaminia, com estilos
diferentes e muito bonitos. O cupê Coach do estúdio Pininfarina,
oriundo do projeto Florida, tinha linhas mais clássicas, baseadas
nas do sedã. O Gran Turismo, da empresa Touring, mostrava uma leve
esportividade e daria origem a um belíssimo conversível. Tinha
quatro faróis circulares, grade retangular, três volumes distintos,
acabamento impecável e muito charme. Por último, o modelo Sport da
Zagato vinha com linhas curvas e muito esportivas. Sua carroceria
era toda construída em alumínio. |
![]() |
O modelo da Zagato era reestilizado em 1964, com faróis em forma de gota, e recebia a preparação SuperSport -- três carburadores e potência de 160 cv |
Uma versão interessante foi feita especialmente para receber a
Rainha Elizabeth II em 1960. Encomendada pelo governo, foi
construída em apenas seis meses. Tratava-se de um conversível quatro
portas com uma distância entre eixos imensa, 3,35 metros. Seu nome
de batismo era 335, em alusão a tal medida, mas ficou conhecido como
Presidenziale ou Quirinale — este o nome do palácio-residência do
Presidente Gronchi. Extremamente luxuoso, recebia couro Connolly nos
bancos. |
Os quatro faróis distinguem a versão elaborada pela Touring, que incluiu este conversível escolhido por Marcello Mastroianni |
![]() |
Em
1964 todos os motores passavam a ter 2.775 cm³. O sedã e o cupê de
Pininfarina ganhavam um carburador de corpo duplo, mas não havia
notáveis diferenças de desempenho. O SuperSport da Zagato recebia
nova carroceria, desenhada pelo famoso Ercole Spada. Estava mais
imponente, com faróis em forma de gota. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |