O derradeiro toque de um mestre
Há um século Vincenzo Lancia criou uma fábrica |
|
|
Enquanto esteve sob comando de seu fundador, a italiana Lancia foi um
dos mais criativos fabricantes de automóveis do século 20. O primeiro
produto criado por Vincenzo Lancia para a marca que leva seu sobrenome
chegou ao mercado em 1907, um ano após a fundação da empresa. Batizado
de 12 HP, ele mais tarde seria chamado de Alpha, na fase em que os
carros da marca já usavam letras do alfabeto grego no nome — o que se
mantém até hoje. Tinha eixo dianteiro de estrutura tubular, uma inovação
modesta perto de outras que viriam com os modelos
Lambda e Aprilia, este o último projetado sob a regência do
empresário e engenheiro italiano. |
Inovações técnicas, como a suspensão independente à frente e atrás e o motor com câmaras hemisféricas, contribuíram para eleger o Aprilia um dos 100 concorrentes ao título de Carro do Século 20 |
O
século que se seguiria traria inúmeras vitórias nas pistas e marcantes
inovações tecnológicas sob a bandeira da Lancia. Para se ter uma
idéia, na eleição do Carro do Século 20 em 1999, vencida pelo
Ford Modelo T, seis Lancias
figuravam entre os 100 finalistas, mais que qualquer outro fabricante.
Além do Lambda Torpedo (1922-1931), constavam o
Aurelia B10 (1950-1954), o Aurelia B24 Spider (1954-1956), o
Stratos HF Berlinetta
(1973-1975), o Fulvia HF Coupé
(1965-1976). O sexto Lancia reconhecido nesse grupo pelos jornalistas
especializados de todo mundo que realizaram a eleição foi o Aprilia
(1937-1949). |
Embora menos ousado que o Chrysler Airflow e outros modelos aerodinâmicos da época, o desenho deste Lancia mostrava o cuidado com o fluxo de ar, com destaque para a traseira de caimento suave |
O motor V4, com um ângulo estreito de 18° entre as bancadas de cilindros, já era conhecido desde os tempos do Lambda. No caso do Aprilia ele deslocava a cilindrada de 1.352 cm³ e rendia a potência máxima de 47 cv a 4.000 rpm. O cabeçote era feito em liga leve, aspecto tão ousado na época quanto a câmara hemisférica. Com tração traseira, usava uma caixa manual de quatro marchas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 19/12/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |