Dos 3,93 metros de comprimento, 2,75 m ficavam entre os eixos. A largura era de 1,5 m, os pneus usavam a medida 140-40 e o peso ficava em 800 kg. A Lancia anunciava o compacto Aprilia como um veículo para cinco ocupantes. A versão sedã de quatro portas (as traseiras com abertura para trás, tipo conhecido por "suicida") era capaz de alcançar 125 km/h. Embora tivesse sido projetado como um modelo sem pretensões competitivas, era capaz de deixar boa parte dos carros esportivos contemporâneos comendo poeira. |
Conhecido como Série 2, o Aprilia de 1939 em diante trazia evoluções como motor de maior cilindrada, pneus mais largos e melhor sinalização na traseira |
De
qualquer modo, a maior atração da engenharia que Vincenzo Lancia havia
preparado para o Aprilia era mesmo a suspensão independente nas quatro
rodas. A dianteira mantinha o sistema lançado com o Lambda, com
pilares deslizantes. No eixo traseiro o carro trazia feixe transversal
de molas semi-elíticas, barras de torção e braços de movimentação
curta. Os freios tinham comando hidráulico nas quatro rodas. |
O Pininfarina Aerodinamica: um ousado cupê de linhas suaves, feito pelo construtor italiano de carrocerias com base no entreeixos mais longo do Aprilia |
A
estréia do Aprilia ocorreu no Salão de Paris de 1936. Já foi
apresentado com o nome que teria no mercado francês, Ardennes, onde
seria feito sob licença. A produção teve início no primeiro semestre
do ano seguinte. No dia 15 de fevereiro de 1937, porém, Vincenzo
Lancia falecia de enfarte aos 56 anos de idade, antes de poder ver sua
última criação ser reverenciada como um dos melhores automóveis do
período pré-guerra. |
Diversas casas renomadas projetaram cupês e conversíveis de linhas interessantes para "vestir" o chassi fornecido pela Lancia, como este conversível de 1947 da Langenthal |
Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o Aprilia voltou a constar no
catálogo da Lancia e teve, entre outras customizações de luxo ou para
as pistas, alguns conversíveis elegantes que lembravam o Alfa Romeo 6C
e o 8C contemporâneos. Entre os construtores de carrocerias para a
base do Aprilia estavam Ghia, Stabilimenti Farina, Zagato, Viotti,
Bertone, Vignale, Touring e Castagna. A Pininfarina, em especial,
construiu sedãs e conversíveis sobre o chassi alongado do Aprilia,
além de curiosos cupês chamados Aerodinamica pela traseira bastante
fluida, de grande ousadia. |
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