Coquetel de nacionalidades
Com
tecnologia francesa e estilo italiano, a japonesa Hino fez |
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A
empresa japonesa Hino Heavy Industry Co., Ltd. iniciou atividades em
1942 como uma nova razão social para a Diesel Motor Industry Co., Ltd.,
cujas origens vinham de 1910 e estavam ligadas a veículos motorizados
desde 1913. Após a Segunda Guerra Mundial, impedida de continuar a
construir grandes motores para aplicações marítimas, a empresa
concentrou-se nos mercados de caminhões, ônibus e motores a diesel,
tornando-se em 1948 a Hino Diesel Industry Co., Ltd. |
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O primeiro Contessa sedã, o 900, usava uma mecânica baseada em modelos da Renault, pois a empresa francesa havia licenciado a produção do 4CV aos nipônicos |
Era grande a influência do 4CV e de outros Renaults como o
Dauphine em sua concepção
mecânica, a começar pelo motor traseiro. Já a carroceria tinha
identidade própria, com uma frente simples, que destacava os faróis em
relação ao capô baixo, e sutis aletas nos pára-lamas traseiros, que
acabavam em lanternas verticais. Junto às portas de trás havia tomadas
de ar para o motor. O carro media 3,80 metros de comprimento, 1,48 m
de largura, 1,42 m de altura e 2,15 m de distância entre eixos. |
Tomadas de ar laterais e a grade na traseira denunciavam onde estava o motor; os pára-lamas com aletas eram típicos da década de 1950 |
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A Hino chegou a exportar o sedã a países como Tailândia, Indonésia, Camboja e Hong Kong e estabeleceu, na África do Sul, um esquema de montagem com peças vindas do Japão. Em março e abril de 1963 apresentou-o, na ordem, nos Salões de Genebra e Nova York com o intuito de firmar exportações para a Europa e os Estados Unidos. Também fez sucesso nas pistas: em 1964 venceu provas como a subida de montanha de Willow Springs (Califórnia) e a corrida Del Mar. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 12/12/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |