O novo A99, ainda um sedã de quatro portas, media 4,76 m de comprimento e 2,80 m entre eixos e pesava 1.530 kg. O que mais chamava a atenção, além da bela frente com faróis circulares e grade retangular, era o discreto rabo-de-peixe traseiro com lanternas triangulares. Por dentro levava com conforto cinco pessoas. A parte superior do painel era de borracha e a inferior de madeira. O volante de dois raios tinha aro metálico para acionamento da buzina e o acabamento era correto, chegando a ser luxuoso. |
A terceira versão da linha Westminster, o A99, vinha com rabos-de-peixe, maiores dimensões e motor aumentado para 2,9 litros com 103 cv |
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O
motor de seis cilindros em linha e 2.912 cm³, alimentado por dois
carburadores da marca SU em posição invertida, fornecia 103 cv e
22,5 m.kgf. A velocidade máxima de 160 km/h era muito satisfatória
levando-se em conta o perfil do automóvel. Sua transmissão
Borg-Warner de três marchas tinha, para as duas superiores, sistema
overdrive para baixar as rotações
do motor em viagem. Também era oferecida uma automática Borg-Warner
e a tração era traseira. A suspensão dianteira usava braços
sobrepostos e molas helicoidais, e a traseira, eixo rígido e molas
semi-elípticas. Já com freios dianteiros a disco, usava pneus na
medida 7,00-14. |
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O A110 concluiu a série com o mesmo desenho do A99, associado ao motor de 122 cv e opções como direção assistida e câmbio de quatro marchas |
Em
outubro de 1961 o Westminster passava a usar a denominação A 110.
Seu motor ganhava potência, passando a 122 cv e 22,5 m.kgf, e o
carro agora fazia de 0 a 100 km/h em 14 segundos. O câmbio no
assoalho tornava-se o padrão, dentro da tendência da época, e logo
aparecia a opção de direção assistida. Em maio de 1964 vinha a
segunda série, ou Mark 2, sem grandes novidades na carroceria, mas
com câmbio manual de quatro marchas, duplo escapamento e pneus
7,50-13. Na linha Wolseley, o 6/99 dava lugar da mesma forma ao
6/110, que adicionava às novidades do Austin bancos dianteiros
reclináveis com mesinhas para lanche na parte traseira dos encostos. |
Com base no Princess R (foto), a Vanden Plas fez a vigorosa versão 4 Litre, com motor Rolls-Royce de alumínio com 175 cv |
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Estes automóveis distintos e de classe foram produzidos até 1968, quando o Austin deu espaço ao novo 3 Litre — na linha Wolseley não houve sucessor à altura. Sem dúvida um dos Austins mais belos, com destaque para o Wolseley 6/99 e o Vanden Plas Princess. |
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