Um lutador de Louis Renault
Apesar da
mecânica ultrapassada, o Celtaquatre foi o |
|
|
O
fim da década de 1920 e o princípio da de 1930 foram marcantes para a
indústria automobilística. Os carros começaram a ter formas mais
arredondadas e novas tecnologias foram tomando conta da paisagem das
ruas. Nessa época, o grande fabricante de automóveis francês Louis
Renault tinha uma ampla gama de automóveis em suas linhas de montagem. |
O primeiro sedã da linha Celtaquatre, em 1934: portas dianteiras "suicidas", ampla grade inclinada, estribos |
![]() |
Depois de apresentá-lo no Salão de Paris em outubro de 1933, em maio
do ano seguinte o construtor de Billancourt colocava no mercado seu
novo produto: o Renault Celtaquatre. A moda aerodinâmica estava na
ordem do dia, pois um de seus concorrentes — o
Citroën 7 e 11 Traction —,
lançado quase ao mesmo tempo, tinha linhas bem estudadas e modernas.
Mas o novo Renault era um carro bem mais acessível que o rival do
Cais de Javel. |
![]() |
Herdado do Monaquatre, o motor de 1,5 litro e 34 cv não oferecia muito em desempenho, mas era econômico e atendia à proposta deste Renault, mostrado aqui na série ADC1 de 1936 |
A
frente tinha faróis circulares inseridos em cones cromados e
apoiados nos pára-lamas; grade inclinada e cromada, com frisos
verticais; e laterais do capô com discretas entradas de ar
verticais. O pára-brisa era montado em uma só peça e os limpadores
vinham fixados na parte superior, como na maioria dos carros da
época. Existiam as versões Luxo, Gran Luxo e Comercial, esta mais
rústica e voltada ao uso utilitário. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/1/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |