O inglês que conquistou a Índia
O Morris Oxford dos anos 50
ganhou uma longa sobrevida como |
William Morris fabricava bicicletas até que, em 1913, lançou seu
primeiro automóvel, o Oxford. Com uma reputação de qualidade e robustez,
os carros Morris logo conquistaram mercado: no final da década de 1920 a
marca era líder de vendas na Inglaterra, com 51% de participação. Mais
tarde a marca absorveu outras como a Wolseley, a Riley, a fábrica de
carburadores SU, e criou sua divisão esportiva
MG. |
A primeira geração do Oxford, de 1948, tinha formas arredondadas, estrutura monobloco e um já antigo motor de 1,5 litro com válvulas laterais |
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As
linhas arredondadas lembravam as do mais compacto Minor, sendo a
carroceria compartilhada com as demais marcas do grupo — havia o
Morris Six e os modelos 4/50 e 6/80 da Wolseley. Algo do estilo
americano podia ser notado em suas formas. O interior oferecia espaço
bem adequado para quatro pessoas, podendo levar precariamente até seis
nos bancos inteiriços. Além da estrutura
monobloco, pouco comum àquele tempo, o Oxford tinha suspensão
dianteira com barras de torção e alavanca de câmbio na coluna de
direção. Na traseira havia um eixo rígido com molas semi-elíticas e os
freios eram a tambor. Usava pneus 5,25-15. |
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Seis anos depois aparecia o Oxford II, com os pára-lamas mais altos para um ar mais elegante, maior espaço interno e novo motor de mesma cilindrada |
Novos concorrentes surgiram durante a vida do primeiro Oxford, como os
Fords Consul e Zephyr ingleses, em 1950, e o Vauxhall Wyvern, da
subsidiária local da General Motors, dois anos depois. Simples e
robusto, esse modelo teve 160 mil unidades vendidas até 1954, quando
chegava uma nova geração. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 30/11/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |