Quatro anos e 87 mil unidades depois, a segunda geração era descontinuada — a terceira seria produzida até 1971. Mas o Oxford II não morria ali: a Hindustan Motors, da Índia, que já importava para montagem local o Morris 10 desde 1946 e o Oxford desde 1949, passava a fabricar em 1957 a segunda geração com o nome de Hindustan Ambassador. Estava nascendo algo como o Fusca indiano, o carro que daria rodas a boa parte da população e se manteria em linha por muitas décadas — quase cinco até hoje — baseado na robustez, simplicidade e fácil manutenção. |
![]() |
A perua Traveller também fazia parte da linha Oxford, que em 1958 daria lugar a uma terceira geração; o anúncio destaca a construção toda em aço ("all-steel"), já que o uso de madeira era freqüente nesses veículos |
Tal como o Volkswagen, o Ambassador evoluiu nesse período, mas sem
afetar seu estilo e seu conceito originais. Em 1963, 1975, 1979 e 1990
foram lançadas as versões aprimoradas Mark II, III, IV e V, na ordem,
sempre com modificações sutis. Em 1993 era adotado um motor de 1,8
litro da Isuzu japonesa, e em 1999, propulsores de 1,5 e 2,0 litros no
chamado Ambassador Classic, ao lado da opção movida a GLP (gás
liquefeito de petróleo, proibido aqui mas usado em países como a
Itália). Em 2003 foi lançado o Ambassador Grand. |
Sem grandes alterações de estilo, a Hindustan fabrica desde 1957 o Ambassador, que se tornou um carro popular para os indianos como o Fusca no Brasil |
![]() |
O
Ambassador deteve a hegemonia do mercado indiano até os anos 1980. Na
década seguinte, a abertura a novas marcas e a chegada de modelos como
o Maruti 800 (versão local do Suzuki Alto japonês) o fizeram cair
rapidamente para cerca de 5% de participação. Depois vieram Fiat,
Ford, Honda, Hyundai. Os indianos aderiram a carros mais modernos,
eficientes e bem construídos, que não mereçam a piada sempre feita a
respeito do "Amby", como é carinhosamente chamado por lá — a de que
tudo nele faz barulho, exceto a buzina. |
![]() |
Transformação inusitada: o Ambassador torna-se uma limusine, com mais 1,2 metro entre eixos, bancos adicionais e até reclinação elétrica dos encostos |
Um carro tão popular em seu país não poderia deixar de se prestar a transformações inusitadas, como o Fusca aqui e o Mini na Inglaterra. A Parikh Coachbuilders criou uma limusine Ambassador, denominada Ambylimo, com um alongamento de 1,22 metro entre os eixos, vidro de separação atrás dos bancos dianteiros e novos assentos para que cinco pessoas possam viajar ou se reunir frente a frente. Oferece as versões Economy, com o estilo original nas partes dianteira e traseira, e Deluxe, em que essas seções ganham um desenho "modernizado", de gosto bastante discutível. Há ainda a Luxurious, com revestimento dos bancos em couro e encostos traseiros reclináveis com comando elétrico. Um requinte a que o velho Oxford nunca imaginaria ter direito. |
|
|||
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |