Os roadsters do octógono
O polígono
de oito lados ficou conhecido mundo afora |
|
Cecil
Kimber nasceu em Dulwich, um subúrbio de Londres, em 12
de abril de 1888. Seu pai e seu irmão trabalhavam no
ramo de tipografias, mas este não parecia ser seu
interesse. Em 1915, aos 26 anos, conseguiu seu primeiro
emprego em uma indústria automobilística, a Sheffield-Simplex. |
O TA, primeiro da linhagem, lançado em 1936: motor de 1.300 cm3, bom desempenho e preço acessível |
No começo dos anos 20,
muitos ingleses adotavam carrocerias mais leves em veículos
normais para conseguir melhor desempenho. Em 1922, Cecil
Kimber, atento a essa demanda, resolvia modificar alguns
veículos Morris Oxford e Cowley (conhecidos como bull-nose,
ou "nariz de búfalo") com carrocerias mais
esportivas e melhoramentos mecânicos, a um preço muito
acessível. Abreviando o nome da empresa, passaram a
denominar estes veículos de MG. O sucesso nas pistas foi um dos grandes responsáveis pela notoriedade que os MGs alcançaram nos anos 20. A primeira vitória de um veículo desta marca ocorreu em 1927, em Buenos Aires, com Alberto Cires, mas muitas outras se seguiram. Em 1928, no Salão de Londres, a MG exibia duas novas séries, o MG Sports Six e o pequeno conversível Midget (tipo M). Surgia então um desenho que duraria até 1955, com o modelo TF. Seriam muito populares entre os jovens da época. Dizia-se que nenhum estacionamento da RAF (Royal Air Force, a força aérea britânica) estava completo sem que lá estivesse ao menos um MG. |
Lançado após a Segunda Guerra, em 1945, já depois da morte do fundador da marca, o TC difundiu o conceito dos roadsters ingleses pelos Estados Unidos |
A MG Car
Company Ltd. surgiu oficialmente em 21 de julho de 1930.
Antes disso os veículos MG eram tratados pela imprensa e
o público como modelos modificados dos Morris, o que
causava irritação em Kimber. Sua obsessão em dar
personalidade própria aos MGs chegou ao máximo em 1928,
quando, além do octógono no radiador, todos os
instrumentos do painel usavam esta forma, assim como a
fechadura do porta-malas, o centro do volante, o pedal do
acelerador e até a alavanca do câmbio e os parafusos do
cabeçote. Por pouco se salvou o aro do volante. |
O
octógono vinha sendo maciçamente utilizado nos MGs
desde 1928, inclusive nos Como conseqüência direta
desta mudança, surgia a talvez mais famosa linhagem dos
MGs: a série T, iniciada em 1936 com o TA, impulsionado
por uma versão com dois carburadores SU do motor de
quatro cilindros, 1.292 cm3 e comando de válvulas no
cabeçote do Morris Ten. A potência era de 52 cv (líquidos)
a 5.000 rpm. Ao contrário de seu antecessor, o PB, possuía
preço muito atraente, de 222 libras ou 1.110 dólares. |
O estilo da série T, aqui visto no modelo TD 1952, marcaria época. Foi e é reproduzido por inúmeras réplicas no mundo todo, inclusive pelo MP Lafer brasileiro |
Provando as grandes
qualidades do TA, a equipe The Cream Crackers (uma das três
que utilizavam veículos MG nos anos 30; as outras eram
The Musketeers e Blue Bustards) venceu em 1937 a MMC Team
Trophy com automóveis TA praticamente sem alterações,
provando as grandes qualidades destes veículos. Em 1939 era lançado o TB, com um motor de 1.250 cm3, potência de 54 cv a 5.200 rpm e melhor desempenho. Mas sua produção foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial, após apenas 379 produzidos. Em 1941, discordando da política de produção da empresa, Cecil Kimber demitiu-se e em um acidente de trem, em 4 de fevereiro de 1945, morreu sem ver o sucesso que a marca que criou alcançaria no pós-guerra. |
Safety fast: a idéia de desempenho com segurança sempre foi explorada na publicidade do MG, como nos modelos TD (esquerda) e TC (direita) |
O tenente-coronel
John Timberly seguiria, a partir de 1945, o programa de
Kimber na direção da MG. O primeiro modelo do pós-guerra,
sucessor do TB, foi o TC, lançado em outubro daquele ano.
Era idêntico a seu antecessor, exceto por ter as três
marchas superiores sincronizadas, freios hidráulicos e
habitáculo 10 cm mais largo. Segundo dados da época,
era capaz de atingir 125 km/h com seu motor idêntico ao
do TB, que desenvolvia 54 cv (líquidos). |
|||
|
Clássicos - Página principal - e-mail © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |