O número médio da família
Em uma fase de intensa
renovação, nos anos 70, a Fiat |
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A
Fábrica Italiana de Automóveis de Turim, nossa conhecida Fiat, foi
fundada em 1899 numa área de 10.000 m² e tinha cerca de 50 funcionários.
Os primeiros automóveis foram o 3½, o 6 e o 8 HP, cujos nomes indicavam
a potência dos motores. Desde o início, fazia questão de ter uma linha
completa de automóveis para atender a todos os gostos e classes sociais. |
Disponível em duas versões de acabamento e com dois motores, o 132 preenchia um espaço acima do médio-pequeno 128, para competir com marcas de certo prestígio |
No
princípio da década de 1970 começava a renovação. Chegavam o diminuto
126, o 127 (origem de nosso
147), o médio-pequeno
128 e a linha de belos e grandes sedãs e cupês
130. Em 1972, no Salão de Genebra, na Suíça, era apresentado o
médio-grande Fiat 132. Tratava-se de um sedã de quatro portas e três
volumes, com 4,39 metros de comprimento e 2,55 m de distância entre
eixos. Equilibrado, tinha linhas simples e bonitas. Prevalecia o bom
gosto italiano. |
Bancos confortáveis, bom espaço, painel com vários instrumentos: um ambiente interno acolhedor para um modelo entre os mais caros da Fiat na época |
Os motores eram obra da equipe do competente Aurelio Lampredi. Mesmo o menos potente, com 1.592 cm³, tinha duplo comando de válvulas e era alimentado por um carburador Weber de corpo duplo. Desenvolvia a potência de 98 cv a 6.000 rpm e o torque máximo de 13,4 m.kgf a 4.000 rpm. Fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos e a velocidade final era de 165 km/h, ótimos números para o conjunto. O tanque, com capacidade para 56 litros, trazia boa autonomia para um consumo médio de 12 km/l. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 1/11/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |