O mais americano dos Fiats
A série 1800/2100/2300
demonstrou que os italianos |
Quatorze anos após o
final da Segunda Guerra Mundial, a Europa encontrava-se recuperada em
grande parte e desejava voltar a desfrutar de certos luxos. Diversos
fabricantes apresentavam carros esporte e modelos sofisticados para
aproveitar as tendências promissoras. Isso acontecia também com a Fiat,
com o lançamento da linha 1800/2100 no Salão de Genebra de 1959, em
sucessão aos modelos 1400 e 1900. |
Com estilo facilmente associado aos padrões dos EUA na época, o 1800/2100 marcou em 1959 o retorno da Fiat aos motores de seis cilindros em linha desde a Segunda Guerra |
O interior espaçoso
acomodava com certo conforto cinco pessoas, ou mesmo seis com menos
liberdade. O painel tinha um grande velocímetro de escala horizontal e
o volante, enorme, trazia o aro para acionar a buzina. Na perua, a
quinta porta abria-se em duas partes, o vidro para cima e o restante
para baixo. |
Um Fiat de
mecânica tradicional: tração traseira com eixo rígido, freios a tambor No mesmo ano chegava a versão 2100 Speciale, que não se limitava a um acabamento superior: era mais longa, larga e alta, com 80 mm a mais entre eixos, além de mais imponente com seus quatro faróis. O departamento Carrozzerie Speciali da marca o havia equipado para fins nobres como o de servir a diplomatas e ao Vaticano, mas era vendido também ao público comum. A mecânica era a mesma do 2100 básico, exceto pelos pneus e relação de diferencial iguais aos da perua. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 25/11/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |