Em 1961 o Valiant passava a constar no catálogo da divisão Plymouth. Oferecia a opção do Slant Six de 3,7 litros e 145 cv e um hardtop duas-portas com uma inusitada janela fixa na lateral traseira. Com mínimas alterações, ganhava um primo na linha Dodge, o Lancer. Para 1962, a Plymouth disponibilizava a versão Signet com bancos dianteiros individuais. Para o ano seguinte chegava a primeira reestilização completa, que deixava o carro moderno e discreto. Pela primeira vez, a linha contava com um conversível, o mais barato do mercado americano. |
![]() |
Em 1963 chegava o conversível, o mais barato desse tipo nos EUA, e uma remodelação frontal que o deixava... |
O desenho retilíneo e
limpo trocava os faróis duplos por simples ladeando uma grade mais
larga. De oitava no ranking de vendas, a Plymouth passou a quarta. No
ano seguinte o cupê fastback
Valiant Barracuda inaugurava o conceito
dos pony-cars duas semanas antes do lendário
Ford Mustang, símbolo máximo desse
segmento. Até uma versão V8 de 273 pol³ (4,5 litros) e 180 cv ele
tinha. Outro destaque do Valiant era o câmbio manual de quatro
marchas. A linha 1965 trazia nova grade e a opção do V8 Commando,
também de 4,5 litros, mas com 55 cv a mais. |
...mais interessante: apenas dois faróis circulares e uma grade mais ampla, no estilo que serviria de base para o primeiro Barracuda |
![]() |
Mas era a geração
iniciada em 1967, sem conversível nem perua, que teria especial
interesse para o mercado brasileiro. Ainda em 1963 a Dodge havia
renomeado o Lancer como Dart, nome antes usado num modelo maior.
Assim, a versão 1969 do “compacto” Dodge Dart V8, carro criado a
partir do Valiant, foi quem deu origem ao modelo nacional no mesmo ano
(leia história). Nos EUA o
Plymouth continuaria sua própria história, bem além do Corvair e do
Falcon. |
![]() |
O Valiant 1967 é o mais interessante para nós: deu origem à geração do Dodge Dart americano que marcaria sua estréia no Brasil em 1969 |
Curiosamente, a Chrysler só participaria bem depois dessa revolução, com o Dodge Omni e o Plymouth Horizon de 1978. A empresa tinha apenas os importados Mitsubishi Colt, vendido pela Dodge, e Plymouth Cricket, malfadada idéia de distribuir aos EUA as versões quatro-portas e perua do inglês Hillman Avenger, que gerou nosso Dodge 1800/Polara. Porém, diferente da primeira e segunda geração, o Valiant lançado em 1967 viveria por vários anos até o Volare tomar seu lugar em 1976 — sem contar a sobrevida desse reverenciado projeto em outros países, como Austrália e Brasil. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |