A lenta mordida do leão
O Dodge 1800 nasceu com
muitos problemas, foi todo |
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Instalada como Chrysler
do Brasil desde 1967, a "terceira das três grandes americanas" sempre se
concentrara na produção de automóveis de grande porte: os modelos da
Simca francesa, na década de 60, e a linha americana Dodge Dart/Charger,
inaugurada em 1970 com o Dart sedã. Mas no início dos anos 70 surgia o
interesse em atingir o segmento dos médio-pequenos, onde concorreria com
Corcel, Volkswagen
TL e os futuros Chevette e
Passat. |
O Hillman Avenger inglês deu origem às versões argentina (Dodge 1500) e brasileira (1800), mas aqui só existiu a carroceria de duas portas |
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O Avenger, disponível
com duas e quatro portas e como perua de cinco, era um carro simples:
câmbio de quatro marchas, tração traseira com suspensão por eixo
rígido, motores de comando de válvulas no bloco e 1,25 ou 1,5 litro.
Suas linhas eram simpáticas, com formas arredondadas, faróis
retangulares (nas versões inferiores) ou quatro redondos (nas
superiores), lanternas traseiras em forma de "L" e o curioso detalhe
de trazer o bocal do tanque de combustível entre elas, como habitual
nos Hillmans. |
O carro também foi vendido nos EUA, como Plymouth Cricket, mas não fez sucesso na terra dos automóveis grandes |
Nos Estados Unidos ele foi vendido, entre 1971 e 1973 apenas, como Plymouth Cricket por essa divisão da Chrysler, com quatro faróis redondos. Como se poderia esperar, não fez muito sucesso na terra dos carros enormes. Houve até um picape derivado desse modelo. Já nos países escandinavos era o Sunbeam 1250/1300/1500/1600. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 19/4/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |