O L'Aiglon, roadster de seis
metros com inspiração nos anos 30, e o VW Turbo-Polo (à direita), que
atingiu 238 km/h com motor de apenas 142 cv


Colani comemora o recorde de 58
km/l do carro aerodinâmico baseado no Citroën 2CV; embaixo, o BMW M2,
resposta do alemão ao modelo M1


Projetos feitos para recordes de
velocidade: o Charisma (em cima) com motor Corvette e o Ferrari Testa
D'Oro, também na foto que abre o artigo



De cima para baixo, a proposta
de ressurreição da marca Horch, um jipe com mecânica Lada (o Gorbi) e o
Mamba com base no Dodge Viper |
Colani também adquiria alguns dos automóveis mais fabulosos existentes e
os modificava para fazerem parte de sua frota particular. Assim,
surgiram ideias como um Ferrari 365
GTB/4 "Daytona" com nova frente bem mais afinada e enorme entrada de
ar sobre o capô, ou um Bizzarrini
5300 GT com frente bastante estendida e modificada. Ainda nessa
época foi colaborador da revista alemã Stern e da suíça Hobby,
onde fazia críticas dos carros existentes no mercado, além de propostas
de alterações.
Embora construísse alguns dos carros mais velozes e potentes do mundo,
Luigi Colani também fazia projetos para o extremo oposto, ou seja, com o
objetivo de estabelecer marcas recordistas de economia. Um de seus
primeiros carros econômicos baseou-se no
Volkswagen Polo em 1976. Mesmo
sem alterações mecânicas, graças às melhorias aerodinâmicas era mais
econômico e ainda atingia 12 km/h a mais que o de série. Nessa época o
projetista realizava diversas consultorias para a VW. No ano seguinte
ele projetou para a marca um carro hatch popular, cuja característica
mais marcante era o vigia traseiro em forma de semicírculo acompanhando
a área de varredura do limpador traseiro.
Outro projeto para a empresa no período foi o Turbo-Polo, cuja
carroceria tinha Cx de 0,32, portas como asas de gaivota e faróis
escamoteáveis. O motor de 1,1 litro recebeu
turbocompressor, o que elevou a potência para 142 cv — o suficiente
para o veículo de 700 kg atingir 238 km/h. Embora com desenho
futurístico, o carro era licenciado e usado nas ruas. Em 1979 Colani
construiu um carro anfíbio de estilo inovador, patrocinado pela Thyssen.
Dois anos depois, um de seus projetos estabeleceu recorde mundial de
economia para a categoria. Com motor e chassi originais do
Citroën 2CV, alcançou a
marca de 58 km/l. Um dos segredos de tamanha economia era o Cx de 0,17,
obtido em túnel de vento. Outros recordes mundiais de economia foram
atingidos mais tarde nos lagos secos de Utah, Estados Unidos.
Recordes de velocidade em categorias diversas também foram obtidos por
criações de Colani. Visando ao recorde mundial em estradas, pertencente
desde 1938 ao alemão Rudolf
Caracciola, com 438 km/h a bordo de um Mercedes-Benz W125, em 1989
surgiu o Charisma, carro esporte futurista com motor V8 de
Chevrolet Corvette preparado
para alcançar 825 cv, o que permitiu mais de 400 km/h. Seguindo a mesma
filosofia, o Testa D´Oro, que usava mecânica
Ferrari Testarossa afinada
pela empresa de preparação alemã Lotec, atingiu um recorde com a marca
de mais de 350 km/h em 1991 em um lago seco de Utah.
A partir da época da Glasnot, a abertura dos países comunistas da União
Soviética, Colani passou a ser consultor de diversas empresas da antiga
Cortina de Ferro, incluindo o instituto de pesquisas russo Nami e
fábricas de carros da Alemanha Oriental. Entre os projetos feitos para
esses clientes estava o Lada Gorbi, um todo-terreno com tração e direção
nas quatro enormes rodas que, impulsionadas por um motor de 200 cv,
permitiam alcançar 200 km/h. Também surgiram alguns modelos de
Trabant modificados, cuja principal
diferença para os de produção em série eram as frentes em forte cunha.
Mas, sem dúvida, o mais extraordinário desses projetos foi um carro
construído como proposta de ressurgimento da marca de luxo Horch, criada
pelo fundador da Audi em 1900 e desativada desde a década de 1950. Em
estilo que englobava detalhes neoclássicos e futuristas, podia ser visto
como uma evolução do L'Aiglon, com os mesmos dois lugares, tubos de
escapamento visíveis nas laterais, rodas raiadas e teto aberto. Mas como
motor tinha inacreditáveis 16 cilindros, 14 litros de deslocamento e
1.100 cv! Até o logotipo do carro era extravagante — uma mulher nadando,
com o “H” que era antigo símbolo da marca nas mãos.
Tratando-se de veículos sobre rodas, não apenas carros foram realizados
pelas mãos de Colani. Diversas motocicletas e caminhões de desenho
aerodinâmico foram criados pelo projetista. Entre as motos, destaque
para uma Münch Mammut, tão rara que, além de Colani, apenas Malcolm
Forbes e Gunter Sachs tinham outros exemplares. O primeiro dos caminhões
surgiu em 1977 e pelo menos oito foram feitos desde então. Um deles
serviu para o transporte de uma frota de carros de Colani por uma feira
itinerante. Chamada de Automorrow — contração de "auto" e "tomorrow",
amanhã —, percorreu os EUA em 1989 com 14 veículos especiais, a maioria
com o objetivo de estabelecer recordes de economia e velocidade. Entre
esses se destacava o Utah 8, um roadster com motor BMW quatro-cilindros
de motocicleta modificado pelo preparador suíço Zöller para atingir 160
cv.
Em 2000 Colani abriu um estúdio filial em Karlsruhe, Alemanha. Alguns de
seus últimos projetos até o momento foram versões personalizadas do
Dodge Viper (o Mamba), do Opel
Speedster (o Shark ou tubarão), do Ford Ka e do Dodge Stealth. Agora
Colani trabalha no ressurgimento da marca americana Pierce-Arrow, que
englobará carros, motos e bicicletas. Uma moto no estilo custom já está
pronta. O carro, com um desenho que relembra a proposta para a Horch,
será construído em no máximo seis unidades pelo suíço
Sbarro e deverá ter motor de 24
cilindros e 10 litros. Prova de que sua tendência à excentricidade em
nada mudou com o passar do tempo.
Colani, que hoje reside em Karlsruhe, Alemanha, ainda desenvolveu
projetos de diversos itens tais como barco, torneira, isqueiro, talher,
equipamentos de informática, avião, caneta, fones de ouvido, uniformes
profissionais, jóias, embalagens de cosméticos e perfumes, piano,
microscópio, porcelana, calendário, garrafa, aparelhos sanitários,
planadores, óculos e helicópteros. A fluidez de formas das criações
desse ousado alemão transcendeu em muito o mundo do automóvel.
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