O L'Aiglon, roadster de seis metros com inspiração nos anos 30, e o VW Turbo-Polo (à direita), que atingiu 238 km/h com motor de apenas 142 cv

Colani comemora o recorde de 58 km/l do carro aerodinâmico baseado no Citroën 2CV; embaixo, o BMW M2, resposta do alemão ao modelo M1

Projetos feitos para recordes de velocidade: o Charisma (em cima) com motor Corvette e o Ferrari Testa D'Oro, também na foto que abre o artigo

De cima para baixo, a proposta de ressurreição da marca Horch, um jipe com mecânica Lada (o Gorbi) e o Mamba com base no Dodge Viper

Colani também adquiria alguns dos automóveis mais fabulosos existentes e os modificava para fazerem parte de sua frota particular. Assim, surgiram ideias como um Ferrari 365 GTB/4 "Daytona" com nova frente bem mais afinada e enorme entrada de ar sobre o capô, ou um Bizzarrini 5300 GT com frente bastante estendida e modificada. Ainda nessa época foi colaborador da revista alemã Stern e da suíça Hobby, onde fazia críticas dos carros existentes no mercado, além de propostas de alterações.

Embora construísse alguns dos carros mais velozes e potentes do mundo, Luigi Colani também fazia projetos para o extremo oposto, ou seja, com o objetivo de estabelecer marcas recordistas de economia. Um de seus primeiros carros econômicos baseou-se no Volkswagen Polo em 1976. Mesmo sem alterações mecânicas, graças às melhorias aerodinâmicas era mais econômico e ainda atingia 12 km/h a mais que o de série. Nessa época o projetista realizava diversas consultorias para a VW. No ano seguinte ele projetou para a marca um carro hatch popular, cuja característica mais marcante era o vigia traseiro em forma de semicírculo acompanhando a área de varredura do limpador traseiro.

Outro projeto para a empresa no período foi o Turbo-Polo, cuja carroceria tinha Cx de 0,32, portas como asas de gaivota e faróis escamoteáveis. O motor de 1,1 litro recebeu turbocompressor, o que elevou a potência para 142 cv — o suficiente para o veículo de 700 kg atingir 238 km/h. Embora com desenho futurístico, o carro era licenciado e usado nas ruas. Em 1979 Colani construiu um carro anfíbio de estilo inovador, patrocinado pela Thyssen. Dois anos depois, um de seus projetos estabeleceu recorde mundial de economia para a categoria. Com motor e chassi originais do Citroën 2CV, alcançou a marca de 58 km/l. Um dos segredos de tamanha economia era o Cx de 0,17, obtido em túnel de vento. Outros recordes mundiais de economia foram atingidos mais tarde nos lagos secos de Utah, Estados Unidos.

Recordes de velocidade em categorias diversas também foram obtidos por criações de Colani. Visando ao recorde mundial em estradas, pertencente desde 1938 ao alemão Rudolf Caracciola, com 438 km/h a bordo de um Mercedes-Benz W125, em 1989 surgiu o Charisma, carro esporte futurista com motor V8 de Chevrolet Corvette preparado para alcançar 825 cv, o que permitiu mais de 400 km/h. Seguindo a mesma filosofia, o Testa D´Oro, que usava mecânica Ferrari Testarossa afinada pela empresa de preparação alemã Lotec, atingiu um recorde com a marca de mais de 350 km/h em 1991 em um lago seco de Utah.

A partir da época da Glasnot, a abertura dos países comunistas da União Soviética, Colani passou a ser consultor de diversas empresas da antiga Cortina de Ferro, incluindo o instituto de pesquisas russo Nami e fábricas de carros da Alemanha Oriental. Entre os projetos feitos para esses clientes estava o Lada Gorbi, um todo-terreno com tração e direção nas quatro enormes rodas que, impulsionadas por um motor de 200 cv, permitiam alcançar 200 km/h. Também surgiram alguns modelos de Trabant modificados, cuja principal diferença para os de produção em série eram as frentes em forte cunha.

Mas, sem dúvida, o mais extraordinário desses projetos foi um carro construído como proposta de ressurgimento da marca de luxo Horch, criada pelo fundador da Audi em 1900 e desativada desde a década de 1950. Em estilo que englobava detalhes neoclássicos e futuristas, podia ser visto como uma evolução do L'Aiglon, com os mesmos dois lugares, tubos de escapamento visíveis nas laterais, rodas raiadas e teto aberto. Mas como motor tinha inacreditáveis 16 cilindros, 14 litros de deslocamento e 1.100 cv! Até o logotipo do carro era extravagante — uma mulher nadando, com o “H” que era antigo símbolo da marca nas mãos.

Tratando-se de veículos sobre rodas, não apenas carros foram realizados pelas mãos de Colani. Diversas motocicletas e caminhões de desenho aerodinâmico foram criados pelo projetista. Entre as motos, destaque para uma Münch Mammut, tão rara que, além de Colani, apenas Malcolm Forbes e Gunter Sachs tinham outros exemplares. O primeiro dos caminhões surgiu em 1977 e pelo menos oito foram feitos desde então. Um deles serviu para o transporte de uma frota de carros de Colani por uma feira itinerante. Chamada de Automorrow — contração de "auto" e "tomorrow", amanhã —, percorreu os EUA em 1989 com 14 veículos especiais, a maioria com o objetivo de estabelecer recordes de economia e velocidade. Entre esses se destacava o Utah 8, um roadster com motor BMW quatro-cilindros de motocicleta modificado pelo preparador suíço Zöller para atingir 160 cv.

Em 2000 Colani abriu um estúdio filial em Karlsruhe, Alemanha. Alguns de seus últimos projetos até o momento foram versões personalizadas do Dodge Viper (o Mamba), do Opel Speedster (o Shark ou tubarão), do Ford Ka e do Dodge Stealth. Agora Colani trabalha no ressurgimento da marca americana Pierce-Arrow, que englobará carros, motos e bicicletas. Uma moto no estilo custom já está pronta. O carro, com um desenho que relembra a proposta para a Horch, será construído em no máximo seis unidades pelo suíço Sbarro e deverá ter motor de 24 cilindros e 10 litros. Prova de que sua tendência à excentricidade em nada mudou com o passar do tempo.

Colani, que hoje reside em Karlsruhe, Alemanha, ainda desenvolveu projetos de diversos itens tais como barco, torneira, isqueiro, talher, equipamentos de informática, avião, caneta, fones de ouvido, uniformes profissionais, jóias, embalagens de cosméticos e perfumes, piano, microscópio, porcelana, calendário, garrafa, aparelhos sanitários, planadores, óculos e helicópteros. A fluidez de formas das criações desse ousado alemão transcendeu em muito o mundo do automóvel.

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