Dos yuppies às superpotências

Queridinho dos jovens bem-sucedidos, o BMW Série 3 da geração E30
foi o primeiro com uma versão esportiva que fez história: o M3

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Embora lembrasse muito o E21 em estilo, o E30 estava mais moderno e aerodinâmico; o interior tinha elementos de desenho típicos da marca

Mais que pelos grandes sedãs e atraentes roadsters que ilustram sua história, a BMW construiu uma imagem de esportividade e refinamento com sedãs e cupês de porte médio nos quais o motorista se sente o protagonista, não mero condutor. E uma parcela importante dessa reputação se formou com a linha E30, a segunda geração do Série 3.

A tradição, na verdade, vem desde antes do uso dessa designação. A linha New Class (nova classe) lançada em 1961, que teve no 2002 sua versão mais emblemática, foi a primeira vez em que a Fábrica de Motores da Baviera — tradução do nome Bayerische Motoren Werke — ofereceu sedãs médios esportivos, modelos que pareciam pacatos e familiares, mas ofereciam um envolvimento especial a quem os dirigia. A primeira geração do Série 3, a E21 de 1975, manteve essa proposta e adotou o clássico motor de seis cilindros em linha nas versões superiores.

Quando chegou a hora de uma reformulação completa, a BMW apresentou a geração E30, em dezembro de 1981. Suas linhas lembravam tanto as do E21 que muitos poderiam pensar que houvera apenas retoques, mas não era o caso. Sem intenção de impressionar pelo estilo naquela época, a empresa de Munique evoluiu o tema do antecessor nas linhas retas e equilibradas, em que o capô longo e a cabine recuada deixavam clara a disposição mecânica de motor dianteiro e tração traseira — ao contrário de tantos carros médios de seu tempo, que vinham passando à tração dianteira em nome da eficiência e da economia de espaço.

O desenho ficou a cargo do alemão Claus Luthe, que havia concebido modelos famosos como o NSU Ro 80 e a segunda geração dos Audis 80 e 100. Na BMW, onde trabalhou de 1976 a 1990, ele foi responsável pelo segundo e o terceiro Série 3 (códigos de projeto E30 e E36, na ordem), o segundo e o terceiro Série 5 (E28 e E34), o segundo Série 7 (E32) e o cupê Série 8 (E31).

Os elementos já tradicionais de estilo da marca — alguns vigentes ainda hoje — estavam presentes no E30, caso da grade preta com quatro faróis circulares e dois retângulos centrais, conhecidos como duplo rim, e da quebra da janela lateral traseira apelidada de Hofmeister Kink, que foi desenhada para o New Class pelo diretor de estilo Wilhelm Hofmeister e, desde então, adotada em quase todo automóvel da empresa. Amplos vidros, para-choques de lâmina estreita, lanternas traseiras horizontais e poucos adornos concluíam o desenho do sedã, que media 4,32 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,38 m de altura e 2,57 m de distância entre eixos.

Também no interior viam-se características comuns na BMW, como painel com a seção central voltada ao motorista, quadro de instrumentos simples e bem legível e indicador de consumo instantâneo abaixo do conta-giros. O E30 trazia sistema de verificação e controle de sistemas e um alerta para o momento de realizar manutenção.

Quatro eram as versões iniciais da linha, todas com duas portas. O 316 usava o motor M10 de quatro cilindros e 1,8 litro (embora o número fizesse supor 1,6 litro), com comando de válvulas no cabeçote e um carburador, que obtinha potência de 90 cv e torque de 14,3 m.kgf. Acima vinha o 318i, com o mesmo M10, só que dotado de injeção Bosch Jetronic para extrair 105 cv e 14,8 m.kgf. Como já acontecia na série E21, havia versões com o motor M20 de seis cilindros em linha: 320i, de 2,0 litros, 125 cv e 17,3 m.kgf; e 323i, de 2,3 litros, 143 cv e 20,9 m.kgf.

A caixa de câmbio manual Getrag tinha quatro marchas no 316 e no 318i e cinco nos demais, sendo esta oferecida àquelas versões como opção. Da mesma forma, o câmbio automático ZF dos dois primeiros usava três marchas, e o dos demais E30, quatro. Na suspensão, conceitos já consagrados na marca eram empregados: McPherson na dianteira e braços semiarrastados na traseira, um sistema independente e de dimensões compactas. Continua

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Data de publicação: 9/4/11

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