Compacto e musculoso
O
Plymouth Barracuda precedeu o Mustang e esbanjou |
|
|
Os homens da indústria automobilística sempre gostaram de denominar
marcas e modelos com nomes de animais poderosos, rápidos e bonitos. A
tradicional britânica Jaguar é um caso típico, a italiana De Tomaso fez
o Pantera e o
Mangusta, no Brasil existiu o saudoso
Puma e a maioria dos Lamborghinis
tem nome de touros. Mas é nos Estados Unidos que mais se usaram nomes de
elegantes felinos, cavalos rápidos e peixes temidos ou velozes. Na Ford
há como exemplos o Mustang e o
Mercury Cougar; na AMC, o
Marlin; a terceira geração do
Corvette foi baseada no
carro-conceito Mako Shark, nome de um tubarão temível. |
O destaque visual do Barracuda era a traseira inclinada, fastback, com vidro envolvente |
O
lançamento do novo Plymouth se deu em 1964, pouco antes de um de
seus rivais: o Mustang. A Ford tinha certeza de que estava lançando
um novo estilo, que ficaria conhecido em terras americanas como o
dos pony-cars ou carros-pônei, mas a Chrysler se adiantou e lançou o
Barracuda, que tinha dimensões compactas para os padrões locais. Era
um cupê fastback com ótima área
envidraçada e imenso vidro traseiro. Media 4,78 metros de
comprimento, 1,78 m de largura, 1,36 m de altura e 2,69 m de
entreeixos. Seu peso era de 1.305 kg. Usava a mesma plataforma do
Dodge Dart e do Valiant, chamada de A-body. |
A plataforma do Valiant e do Dart serviu a um cupê fastback com dois motores de 2,8 litros |
Por dentro acomodava bem cinco pessoas. Na frente havia bancos separados e atrás o encosto se rebatia. Com isso a capacidade do porta-malas, que já era boa, ficava muito maior. Os surfistas dos anos 60 adoraram. O painel simples trazia à esquerda o velocímetro e à direita os mostradores de nível do tanque, temperatura do motor e voltímetro. O conjunto ficava numa moldura metálica cromada e tinha acabamento um pouco rústico. Mas a gama de acessórios opcionais era extensa, como no concorrente da Ford: podia receber volante esportivo com aro imitando madeira, alavanca de câmbio no assoalho da marca Hurst, calotas esportivas, bancos em várias cores e rádio transistorizado. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 13/10/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |