Seu grande concorrente nas ruas e estradas era o BMW 2002 TI. Também enfrentava em terras germânicas o Audi 100 S cupê e o Ford Capri GT/R 2300. Do Japão havia o Datsun 260Z, da França o Peugeot 504 cupê e o Renault 17 Gordini, da Inglaterra o Triumph Stag e, na própria Itália, os conterrâneos Fiat 124 S 1800 cupê e Lancia Beta 1800 cupê. Em nível um pouco mais baixo chegava o GT 1600 Junior, um GTV mais simples em acabamento interno e externo.

O interior de um cupê GT Veloce 1600 de 1967: dos bancos envolventes à posição dos comandos, um carro feito para entusiasmar o motorista

Em junho de 1974 estreava a "Nuova Giulia", ou seja, o sedã havia recebido uma plástica. Os "cirurgiões" haviam caprichado: a frente estava bem mais bonita e moderna, com pára-lamas de novo desenho, capô mais plano, nova grade e faróis. Continuavam quatro circulares, mas com diâmetro maior. Na traseira não havia mais o rebaixamento central e ganhava outras lanternas. Para a decepção de muitos, o sedã recebia uma versão a diesel, combustível que começava a conquistar os europeus com a primeira crise do petróleo. Com 1.760 cm³, gerava modestos 52 cv a 4.000 rpm — rotação em que os "alfistas" estavam habituados a ver o motor ganhar fôlego e não o perder. A velocidade máxima de 140 km/h também não satisfazia.

O Giulia ficou em produção até 1977. Durante anos a carroceria evoluiu muito pouco. Sua seção central não sofreu — felizmente — modificações, tanto na versão Bertone quanto na sedã. Para assumir o posto havia o Alfetta, lançado em 1972, também com as duas versões. Deixou saudades tanto aqui quanto na Europa. Lá e cá, era símbolo de status de jovens bem-sucedidos e senhores abonados, que se destacavam no trânsito pela beleza das linhas do pequeno Alfa.

O modelo 1974 tinha a frente remodelada e mudanças na traseira, mas a versão a diesel de apenas 52 cv incomodou os aficionados
Ficha técnica
_ Giulia GT cupê (1963) Giulia GTA cupê (1965)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 74 x 75 mm 78 x 82 mm
Cilindrada 1.290 cm3 1.570 cm3
Taxa de compressão 9:1 9,7:1
Potência máxima 89 cv a 6.000 rpm 115 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 14,3 m.kgf a 3.200 rpm 14,5 m.kgf a 3.000 rpm
Alimentação 2 carburadores de corpo duplo
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 155-15
DIMENSÕES
Comprimento 4,08 m
Entreeixos 2,35 m
Peso 950 kg 745 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 175 km/h 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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