Mecânica tradicional   O motor de seis cilindros em linha e 4.566 cm³ era uma antiga unidade, derivada da usada pelo Rolls-Royce Twenty nos anos 20. Com bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, as válvulas de admissão ficavam neste e as de escapamento na lateral. Contava com dois carburadores da marca SU e sua potência estava estimada entre 150 e 160 cv. Naquela época a marca, assim como a Rolls, guardava segredo de quanto desenvolviam seus propulsores, alegando apenas ser "o suficiente". De fato, ao alcançar cerca de 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos, era considerado o cupê de quatro lugares mais rápido do mundo. O rei das estradas.

O Continental R adotava o formato fastback, já em desuso na época, mas impressionava pelo desempenho: velocidade máxima de 190 km/h há mais de meio século

O consumo, desprezível para quem comprava um automóvel desta classe, ficava ao redor de 6,5 km/l. A capacidade do tanque era de 18 galões imperiais, ou 82 litros. A tração era traseira e a caixa de câmbio manual tinha quatro marchas, sendo que a primeira não era sincronizada. A suspensão dianteira independente tinha braços triangulares sobrepostos e molas helicoidais, e a traseira, eixo rígido e feixes de molas semi-elíticas. Um requinte eram os amortecedores com regulagem de altura, comandada por uma alavanca no volante. Os freios a tambor, com assistência, tinham comando hidráulico na frente e por cabos atrás. Usava pneus 6,50-16 de composição especial, para suportar o peso e as altas velocidades, e as rodas de desenho simples tinham belas calotas.

O interior era clássico e muito refinado. Os bancos dianteiros, confortáveis, tinham estrutura em alumínio, visando à redução de peso. Havia muito espaço e comodidade, com direito a apoio de braço central atrás. O material de alta qualidade misturava couro Connolly e tecido West England e o porta-malas era amplo. O painel luxuoso, produzido em madeira nobre, era rico em instrumentos. Havia conta-giros, velocímetro, amperímetro, marcadores de temperatura de água e óleo, níveis de gasolina e de óleo e relógio, todos com fácil leitura. Já o volante de desenho simples, feito em baquelita, não era bonito e lembrava mais o de um caminhão. Acima do porta-luvas, um apoio de metal cromado para apoio das mãos caso se fizesse necessário.

O painel era muito bem-equipado e, como todo o interior, demonstrava esmero no acabamento, mas o volante simples destoava do conjunto

A casa não gostava do termo opcional. Por isso, eram oferecidos volante à esquerda ou à direita, alavanca de câmbio na coluna de direção ou no assoalho, teto solar e rádio, mas sem custo adicional. Era um carro especial, feito de forma artesanal em pequena escala, que visava também à exclusividade. Por isso custava 50% mais que o Bentley R e que o Mercedes-Benz 300 SL, quatro vezes o preço de um Jaguar XK 120 e 20 vezes o de um Ford Popular ou um Citroën 2CV! Mas é claro que, para seu público-alvo, essa conta não fazia a menor diferença. Continua

Nas pistas
O Bentley Embiricos foi concebido em 1939 a pedido de um armador grego. O magnata desejava um automóvel leve, com linhas muito aerodinâmicas e que usasse o motor de 4,25 litros. A carroceria em alumínio foi desenhada por Ivan Evernden. Muito avançado para sua época, bateu vários recordes de velocidade no templo inglês que é Brooklands. E correu quase sem alterações na carroceria até 1952.

Um modelo BC-65-C de 1955 participou de ralis históricos há alguns anos. O carro foi preparado com muito critério e supervisionado por departamentos de Crewe. Só foram usadas peças originais ou reformadas. Foi feita uma revisão completa: motor e câmbio desmontados, freios e suspensão verificados. Em testes dinâmicos, numa auto-estrada alemã (autobahn), foi cronometrado a 212 km/h e cobriu o quarto-de-milha (0 a 402 metros) em 16,1 segundos.

Competiu com sucesso no The Claret and Classics Rally em 1995, 1996 e 1997 e no Liége-Roma-Liége por cinco anos, de 1998 a 2002.

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