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Peugeot 408
Griffe THP 1,6 16V |
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Volkswagen
Jetta Highline TSI 2,0 16V |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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Turbocompressor e
injeção direta de combustível: essa
eficiente combinação de tecnologias para motores, cada vez mais frequente no mercado
europeu até em carros acessíveis, começa a ganhar terreno também no
mercado brasileiro. Depois do Volkswagen Jetta em versão Highline TSI, é
o Peugeot 408 Griffe THP quem traz tal associação ao segmento de
carros médios "nacionais", se assim considerarmos os produzidos no
México (o VW) ou na Argentina (o Peugeot) e por isso trazidos sem
Imposto de Importação.
É verdade que eles adotam aquela receita com objetivos diferentes. O
Jetta mantém a cilindrada de 2,0 litros da versão Comfortline de
aspiração natural, o que torna a TSI bem
mais potente (80 cv a mais) e cara. No
408, o motor turbo recorre a menor capacidade — 1,6 em vez de 2,0 litros
— e por isso não impressiona tanto em potência: apenas 14 cv
acima do aspirado com álcool. Por outro lado, ambos os
carros usam caixas de câmbio específicas nessas versões: no Peugeot, uma automática de seis marchas (ante
quatro das demais versões); no VW, a automatizada DSG de
dupla embreagem e mesmo número de
marchas.
Entre semelhanças e diferenças, eles acabam competidores diretos pelos
quatro "Ps" de nossos comparativos. Têm a mesma proposta de uso,
a de sedãs médios familiares com alto desempenho e elevada dotação de
conforto e segurança. O porte é semelhante, pois o 408 mede
apenas 4 centímetros a mais em comprimento e 6 cm entre
eixos. Já em potência, como resultado da diferença de cilindrada, o VW sobressai com seus 200 cv,
mais 35
que o Peugeot.
Quanto ao preço, o 408 sai à frente ao custar R$ 77,1 mil já
com os (poucos) opcionais da unidade avaliada. O Jetta parte de R$ 82,4
mil,
mas chega a R$ 89 mil (15,4% acima do concorrente) equipado como o que
recebemos (valores durante a vigência de IPI reduzido). Haveria no VW elementos suficientes para justificar o que se
paga a mais por ele? É o que veremos.

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