Fórmula da eficiência

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Com turbo, injeção direta e seis marchas, o Peugeot 408 e o VW Jetta
revelam que sedãs médios podem andar mais sem consumir muito

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Peugeot 408 Griffe THP 1,6 16V
4,69 m 165 cv R$ 77.090*

 
 
Volkswagen Jetta Highline TSI 2,0 16V
4,64 m 200 cv R$ 89.025*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 
Concepção e estilo
Conforto e conveniência
Mecânica, comportamento e segurança
Comentário técnico
Simulação de desempenho
Preços
Equipamentos de série e opcionais
Custo-benefício
Nossas notas
Ficha técnica

Turbocompressor e injeção direta de combustível: essa eficiente combinação de tecnologias para motores, cada vez mais frequente no mercado europeu até em carros acessíveis, começa a ganhar terreno também no mercado brasileiro. Depois do Volkswagen Jetta em versão Highline TSI, é o Peugeot 408 Griffe THP quem traz tal associação ao segmento de carros médios "nacionais", se assim considerarmos os produzidos no México (o VW) ou na Argentina (o Peugeot) e por isso trazidos sem Imposto de Importação.

É verdade que eles adotam aquela receita com objetivos diferentes. O Jetta mantém a cilindrada de 2,0 litros da versão Comfortline de aspiração natural, o que torna a TSI bem mais potente (80 cv a mais) e cara. No 408, o motor turbo recorre a menor capacidade — 1,6 em vez de 2,0 litros — e por isso não impressiona tanto em potência: apenas 14 cv acima do aspirado com álcool. Por outro lado, ambos os carros usam caixas de câmbio específicas nessas versões: no Peugeot, uma automática de seis marchas (ante quatro das demais versões); no VW, a automatizada DSG de dupla embreagem e mesmo número de marchas.

Entre semelhanças e diferenças, eles acabam competidores diretos pelos quatro "Ps" de nossos comparativos. Têm a mesma proposta de uso,  a de sedãs médios familiares com alto desempenho e elevada dotação de conforto e segurança. O porte  é semelhante, pois o 408 mede apenas 4 centímetros a mais em comprimento e 6 cm entre eixos. Já em potência,  como resultado da diferença de cilindrada, o VW sobressai com seus 200 cv, mais 35 que o Peugeot.

Quanto ao preço,  o 408 sai à frente ao custar R$ 77,1 mil já com os (poucos) opcionais da unidade avaliada. O Jetta parte de R$ 82,4 mil, mas chega a R$ 89 mil (15,4% acima do concorrente) equipado como o que recebemos (valores durante a vigência de IPI reduzido). Haveria no VW elementos suficientes para justificar o que se paga a mais por ele? É o que veremos.

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Data de publicação: 12/6/12

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