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408 |
Jetta |
Velocidade máxima |
213 km/h |
238 km/h |
Acel. de 0 a 100 km/h |
8,3 s |
7,3 s |
Consumo
não disponível |
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Mesmo que compartilhe com a versão Comfortline as medidas
básicas do motor — como diâmetro de cilindros e curso de pistões
—, o Jetta TSI tem um propulsor de família mais moderna, a EA-888,
em vez da EA-113 da versão aspirada. Entre as diferenças estão o
cabeçote com duplo comando e quatro válvulas por cilindro, o
acionamento dos comandos por meio de corrente metálica (correia
dentada no outro motor), a injeção
direta em vez de multiponto sequencial e o
turbocompressor com
resfriador de ar.
No 408 THP (Turbo High Pressure, turbo de alta pressão) as
diferenças para o Griffe já conhecido são ainda maiores, pois o
novo motor vem de projeto conjunto entre a PSA (Peugeot-Citroën)
e o grupo BMW, que o usa na linha Mini. Oferecido na Europa em
diferentes versões turbo, com potência entre 140 e 200 cv, ele
equipa o sedã argentino na configuração de 165 cv, que usa
recursos similares aos da unidade do Jetta, exceto pelo
acionamento do comando com correia dentada. Uma pena que os
fabricantes não tenham fornecido o comprimento de bielas para
cálculo da relação r/l.
O Jetta TSI é um dos modelos mais acessíveis do mercado entre os
equipados com caixa manual automatizada de dupla embreagem.
Nesse sistema, a árvore primária de transmissão é dividida em
duas seções, uma com as marchas de número par, outra com as
ímpares. Enquanto uma das marchas está selecionada e ativa, com
sua embreagem acoplada, a transmissão comanda que a marcha
seguinte seja selecionada, permanecendo sua embreagem
desacoplada. No momento da mudança, esta embreagem se acopla ao
mesmo tempo em que a outra (da marcha que está saindo) é
desacoplada. Com isso, não é preciso interromper o fornecimento
de potência para uma operação suave.
Uma curiosidade do câmbio do VW que não tem relação com a dupla
embreagem: o carro usa dois diferenciais. Um, com relação de
4,06, é usado da primeira até a quarta marcha; o outro, com
relação de 3,14, atende a quinta e sexta marchas e à ré. Isso
explica por que na ficha técnica a quinta aparece com relação
mais alta (curta) que a quarta, pois o que interessa é o produto
da multiplicação da relação de marcha pela do diferencial.
Se a suspensão traseira por eixo de torção do 408 traz
resultados aceitáveis, a do Jetta representa um avanço. Ao
contrário da versão aspirada do modelo, o TSI vem com
subchassi também atrás e o
conceito multibraço, que garante independência entre as rodas e
permite ao fabricante acertar com grande precisão a posição dos
pneus em cada condição de uso, seja em reta ou curva, sob
aceleração ou não, com ou sem carga. O ganho possível em
estabilidade é tal que a fábrica pode optar por uma calibração
mais confortável de molas e amortecedores, como nesse caso, em
que o rodar do TSI é bastante superior ao do Jetta aspirado. |
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O câmbio de seis marchas é
exclusivo do THP entre os 408 (em cima), mas o automatizado de dupla
embreagem do Jetta se mostra superior |