Embora superior em desempenho, câmbio e conforto
de marcha, o Jetta não justifica os 15% a mais do preço — e ainda deixa de fora alguns equipamentos do 408

Preços
  408 Jetta
Sem opcionais 75.990 82.382
Como avaliado 77.090 89.025
Completo 77.090 91.775
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 11/6/12; consulte o preço dos opcionais:
408 Jetta
Equipamentos de série e opcionais
  408 Jetta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND S/S
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático S/S S/S
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S
Bolsa inflável mot./pas./laterais/cortinas S/S/S/S S/S/S/S
Câmbio automático ou automatizado S S
Comando interno do porta-malas S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador automático de velocidade S S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Imobilizador eletrônico S S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA
Luz traseira de neblina S S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Relógio S S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar/comando elétrico S/S S/S
Travamento central das portas S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
Nossas notas
  408 Jetta
Estilo 4 4
Acabamento 4 4
Posição de dirigir 4 4
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 5 5
Espaço interno 4 4
Porta-malas 5 5
Motor 5 5
Desempenho 4 5
Consumo 3 3
Câmbio 4 5
Freios 4 4
Suspensão 4 5
Estabilidade 5 5
Segurança passiva 5 5
Custo-benefício 4 3
Média 4,25 4,37
Posição 2º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 
Teste do Leitor

Sem opcionais o Jetta custa R$ 6,4 mil a mais que o 408 e vem com quatro relevantes equipamentos a menos: ajuste elétrico do banco do motorista, teto solar, navegador e faróis de xenônio. Adicionados os dois primeiros e a pintura metálica, o carro da VW passa a R$ 89 mil, expressivos R$ 12 mil  acima do Peugeot apenas com a pintura opcional, como foram avaliados. Ainda seria possível ter o Jetta com navegador (R$ 2,3 mil) e pintura diferente nas rodas por um total de R$ 91,8 mil. O xenônio não está disponível no VW.

A conclusão repete a que tivemos quando o Jetta Comfortline enfrentou outros concorrentes: seu preço é alto demais para o conteúdo que oferece, ainda mais se considerada a tributação como carro nacional. Mas, valores à parte, que atributos destacam cada modelo?

Como se esperava, desempenho é ponto alto no VW, que saiu vantajoso também em câmbio e suspensão
— não é coincidência que nos três setores esta versão traga recursos técnicos avançados, embora no caso do motor a diferença sobre o oponente se explique mais pela cilindrada. O Peugeot só conseguiu superá-lo em um item no quadro de notas: a relação custo-benefício, por trazer mais equipamentos por um preço bastante menor.

Pela grande regularidade nas notas e a alta média final de ambos os modelos, percebe-se que essas opções "quase nacionais" representam dois dos melhores carros da categoria. Qual escolher? Se o fator financeiro não for importante, o Jetta oferece bem melhor desempenho, mais conforto de marcha e um câmbio exemplar em eficiência sem desvantagens relevantes. Se o preço for considerado, porém, o 408 surge com a melhor relação custo-benefício e um conjunto incapaz de decepcionar.




blog comments powered by Disqus

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade