|
408 |
Jetta |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
4 |
Posição de dirigir |
4 |
4 |
Instrumentos |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
5 |
5 |
Espaço interno |
4 |
4 |
Porta-malas |
5 |
5 |
Motor |
5 |
5 |
Desempenho |
4 |
5 |
Consumo |
3 |
3 |
Câmbio |
4 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
5 |
Estabilidade |
5 |
5 |
Segurança passiva |
5 |
5 |
Custo-benefício |
4 |
3 |
Média |
4,25 |
4,37 |
Posição |
2º. |
1º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
|

Sem opcionais o Jetta custa R$
6,4 mil a mais que o 408 e vem com quatro relevantes equipamentos a menos:
ajuste elétrico do banco do motorista, teto solar, navegador e faróis de
xenônio. Adicionados os dois primeiros e a pintura metálica, o carro da VW passa
a R$ 89 mil, expressivos R$ 12 mil acima do Peugeot apenas com a
pintura opcional, como foram avaliados. Ainda seria possível ter o Jetta com
navegador (R$ 2,3 mil) e pintura diferente nas rodas por um total de R$ 91,8
mil. O xenônio não está disponível no VW.
A conclusão repete a que tivemos quando o Jetta Comfortline enfrentou outros
concorrentes: seu preço é alto demais para o conteúdo que oferece, ainda mais se
considerada a tributação como carro nacional. Mas, valores
à parte, que atributos destacam cada modelo?
Como se esperava, desempenho é ponto alto no VW, que saiu vantajoso também em
câmbio e suspensão — não é
coincidência que nos três setores esta versão traga recursos técnicos avançados,
embora no caso do motor a diferença sobre o oponente se explique mais pela
cilindrada. O Peugeot só conseguiu superá-lo em um item no quadro de notas: a
relação custo-benefício, por trazer mais equipamentos por um preço bastante
menor.
Pela grande regularidade nas notas e a alta média final de ambos os modelos,
percebe-se que essas opções "quase nacionais" representam dois dos melhores
carros da categoria. Qual escolher? Se o fator financeiro não for importante, o
Jetta oferece bem melhor desempenho, mais conforto de marcha e um câmbio
exemplar em eficiência sem
desvantagens relevantes. Se o preço for considerado, porém, o 408 surge com a
melhor relação custo-benefício e um conjunto incapaz de decepcionar.
 |