 |
|
Honda Civic
LXS 1,8 16V Flex |
4,49 m |
138/140 cv |
R$ 65.460* |
|
|
 |
|
Toyota
Corolla XEi 1,8 16V Flex |
4,54 m |
132/136 cv |
R$ 67.590* |
* Preços sugeridos sem
opcionais |
|
|
Há cerca de 15 anos no Brasil — sendo 10 com produção local — e 35 no
mercado internacional, Honda Civic e Toyota Corolla travam uma
incessante "batalha de samurais" pela preferência do consumidor. Por aqui, o
lançamento do novo Civic em 2006 tirou das mãos do Corolla a liderança
do segmento de sedãs médios, que a Toyota agora quer reconquistar com
sua nova geração. E, para verificar suas chances com o rigor habitual do
Best Cars, os colocamos mais uma vez frente a frente.
As versões mais vendidas de cada linha — XEi do Corolla e LXS do Civic —
são concorrentes diretas nos quatro "Ps" que norteiam nossa
escolha para comparativos: proposta, de
sedãs médios de quatro portas com aptidão para agradar a diferentes
perfis de público e de uso; porte, com cinco centímetros a mais de
comprimento no Toyota e 10 cm adicionais de distância entre eixos no Honda; potência,
que é de 138/140 cv no Civic e 132/136 cv no Corolla, em motores
flexíveis de 1,8 litro e 16 válvulas; e
preço.
O Toyota tem preço sugerido de R$ 67.590, e o Honda, de R$ 65.460, ambos com
câmbio manual e revestimento interno em tecido, como avaliados. Os dois
podem receber caixa automática e bancos de couro, únicos opcionais
nestas versões. O Corolla oferece uma opção mais simples, a XLi de R$
61.090, e os dois têm versões superiores (SE-G e EXS, na ordem, sem falar
no Civic Si) com o mesmo motor e mais equipamentos. Até o local de
fabricação mostra algo em comum: a Honda fica em Sumaré e a Toyota em
Indaiatuba, ambas na região de Campinas, no interior paulista.
Continua
|