Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Jogo compatriota

Clique para ampliar a imagem

Peugeot 408 e Renault Fluence estreiam com resposta à altura ao
Citroën C4 Pallas entre os sedãs luxuosos de marcas francesas

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Citroën C4 Pallas
Exclusive
2,0 16V Flex
4,77 m
143/151 cv
R$ 73.400*
 
 
Peugeot 408
Griffe
2,0 16V Flex
4,69 m
143/151 cv
R$ 80.900*
 
 
Renault Fluence
Privilège
2,0 16V Hi-Flex
4,62 m
140/143 cv
R$ 80.840*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Parece que dessa vez é para valer. Depois do 307 Sedan e do Mégane, bons carros que não acertaram em vários aspectos, Peugeot e Renault colocam no mercado praticamente juntas os novos sedãs médios 408 e Fluence, que com o Citroën C4 Pallas formam um atraente trio de opções de marcas francesas em um dos segmentos mais prestigiados do mercado.

Os fabricantes são da França, mas os carros foram modelados ao gosto oriental: os da PSA começaram carreira na China e o da Renault nasceu de um Samsung sul-coreano. Há ainda conteúdo mecânico da sócia Nissan no Fluence, caso de motor e câmbio. Além dessa semelhança, eles estão equilibrados nos quatro "Ps" que determinam a seleção para nossos comparativos.

Têm a mesma proposta de uso: sedãs amplos, de desenho elegante e moderno, com conforto e desempenho suficientes para qualquer condição de uso. O porte dos três está relativamente próximo, com variação de 15 centímetros em comprimento e de apenas 1 cm em distância entre eixos. Em potência, a dupla da PSA consegue resultado pouco superior com uso de álcool (151 cv contra 143 cv do Fluence), mas os motores de 2,0 litros e 16 válvulas ficam parecidos quando funcionam com gasolina (143 cv nos da PSA, 140 no Renault).

Em preço, consideradas as versões de topo já com pintura metálica, o C4 Pallas Exclusive parte em vantagem ao custar R$ 73.400, ante R$ 76.840 do Fluence Privilège e R$ 80.900 do 408 Griffe. Com o pacote de opcionais oferecido, o Renault passa a R$ 80.840, em empate técnico ao Peugeot, que é vendido em configuração fechada. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 16/4/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade