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Simulação de desempenho
Dois carros similares em mecânica e aerodinâmica, mas com diferença de peso de quase 120 kg, e um terceiro com menores potência, torque e peso e aerodinâmica menos favorável: em que tudo isso se traduz em termos de desempenho e consumo? Foi o que a simulação do consultor Iran Cartaxo buscou responder.

Em velocidade máxima, o binômio potência/aerodinâmica deixou o Pallas e o 408 à frente do Fluence, com vantagem ao redor de 6 km/h com uso de álcool. Com gasolina tudo fica mais parecido, pois o Renault perde só 3 cv com a troca de combustível, e os demais, 8 cv.

O Citroën anda um pouco mais que o Peugeot, com gasolina, por dois motivos. Um, a área frontal pouco menor, razão para seu menor consumo de potência a 120 km/h; outro, o melhor acerto de câmbio para seu motor. Como o 408 requer mais 250 rpm para atingir a potência máxima e as relações de marcha e de diferencial são iguais (o Peugeot só tem pneus menores em diâmetro, mas bem pouco), ele acaba mais distante da rotação ideal que o Pallas.

Nesse aspecto, o Fluence está praticamente exato: simulado com as seis marchas "virtuais" do câmbio em modo manual, mostrou chegar perto da rotação ideal com gasolina (6.000 rpm) e superá-la por pequena margem com álcool (5.750 rpm) quando se usa a quinta — não adianta colocar a sexta, que o deixa mais de 20% abaixo do ponto de maior potência. Ele tem ainda a menor rotação em uso rodoviário, e não seria diferente com a gama de relações prevista pela caixa CVT, bem mais ampla que a dos câmbios de meras quatro marchas dos adversários.
A eficiência da caixa X-Tronic, com sua variação de relações suave e quase sem interromper o fornecimento de potência, ajudou o Fluence — ao lado do menor peso — também nas acelerações e retomadas, em que obteve todas as melhores marcas. Mesmo com a menor potência e precisando trocar de segunda para terceira marcha (o que os adversários dispensam), ele conseguiu vantagem de 0,8 segundo sobre o Pallas e de 1,4 s sobre o 408 na prova de 0 a 100 km/h com álcool. A superioridade aumenta com gasolina, pois, como já dito, os concorrentes perdem mais cavalos que o Renault nessa condição.

Mesmo que não se tratasse de uma CVT, a caixa do Renault tenderia a melhorar seus resultados por ter seis marchas, duas a mais que as dos outros. O menor intervalo entre as relações faz com que o motor se mantenha em uma faixa de rotação favorável após as trocas, o que melhora o desempenho geral, e torna mais suaves as reduções, em que se evita um brusco aumento de giros.

De fato, ao se dirigir o Fluence em modo manual, é difícil haver queda de giros de mais de 1.000 rpm nas trocas, mesmo em alta rotação. Como curiosidade, sua velocidade máxima em quarta (160 km/h) é pouco mais baixa que o limite da terceira dos rivais.

Por todos esses fatores, e mesmo prejudicado em aerodinâmica, já se poderia esperar a vitória do Renault também em consumo. Ele obteve até 1,5 km/l a mais que o Peugeot (no caso de uso de gasolina em ciclo de estrada) e foi o melhor em todas as condições simuladas. Mesmo assim, nenhum deles pode ser chamado de econômico.
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  Se em velocidade máxima os mais potentes C4 e 408 saem vitoriosos, o Fluence beneficia-se do menor peso e do câmbio mais eficiente para vencer em aceleração, retomada e consumo Clique para ampliar a imagem
  C4 Pallas 408 Fluence
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 197,7 km/h 201,8 km/h 195,8 km/h 201,4 km/h 193,9 km/h 195,8 km/h
Regime à vel. máxima (rpm) / marcha 5.400/4ª. 5.500/4ª. 5.400/4ª. 5.550/4ª. 5.900/5ª. 5.950/5ª.
Regime a 120 km/h / marcha 3.250 rpm/4ª. 3.300 rpm/4ª. 2.750 rpm/6ª.
Potência consumida a 120 km/h 31 cv 32 cv 33 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,5 s 10,9 s 12,2 s 11,5 s 10,4 s 10,1 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,3 s 17,8 s 18,7 s 17,9 s 17,4 s 17,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,7 s 32,0 s 33,7 s 32,5 s 31,3 s 31,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h em drive 8,4 s 7,9 s 9,1 s 8,4 s 7,7 s 7,4 s
Retomada de 60 a 100 km/h em drive 6,3 s 5,9 s 7,1 s 6,7 s 6,0 s 5,8 s
Consumo em cidade 6,7 km/l 4,8 km/l 6,6 km/l 4,6 km/l 7,8 km/l 5,5 km/l
Consumo em estrada 10,5 km/l 7,6 km/l 10,3 km/l 7,3 km/l 11,8 km/l 8,5 km/l
Autonomia em cidade 362 km 257 km 357 km 250 km 422 km 296 km
Autonomia em estrada 565 km 410 km 554 km 396 km 637 km 457 km
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Dados dos fabricantes
  C4 Pallas 408 Fluence
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima ND 208 km/h 195 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 11,9 s 10,1 s 9,9 s
Consumo em cidade ND
Consumo em estrada ND

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