


O Fluence destaca-se nos itens motor,
câmbio, suspensão e consumo; o C4 Pallas, vencedor de um comparativo há dois
anos, hoje ocupa o terceiro lugar entre as marcas francesas |
Equipamentos de série e opcionais |
|
C4 Pallas |
408 |
Fluence |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/ND |
S/ND |
S/ND |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
S/ND |
ND |
ND |
Ajuste do
volante em altura/distância |
S/S |
S/S |
S/S |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
S |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
S/S |
S/S |
Aquecimento |
S |
S |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
S/S |
S/S |
Bancos/volante
revestidos em couro |
S/S |
S/S |
S/S |
Bolsa inflável
mot./pas./
laterais/cortinas |
S/S/S/S |
S/S/S/S |
S/S/S/S |
Câmbio automático |
S |
S |
S |
Comando
interno do porta-malas |
S |
S |
S |
Computador de
bordo |
S |
S |
S |
Conta-giros |
S |
S |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
S |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
S/S |
S/S |
Controle elétrico vidros diant./tras. |
S/S |
S/S |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
S |
S |
Direção
assistida |
S |
S |
S |
Faróis de
neblina |
S |
S |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
S |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
S |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
NA |
NA |
NA |
Luz traseira
de neblina |
S |
S |
S |
Rádio
com toca-CDs/MP3 |
S/S |
S/S |
S/S |
Relógio |
S |
S |
S |
Repetidores
das luzes de direção |
S |
S |
S |
Rodas de alumínio |
S |
S |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
S |
S |
Teto solar/comando elétrico |
ND |
S/S |
O/O |
Travamento
central das portas |
S |
S |
S |
Vidros verdes |
S |
S |
S |
Convenções:
S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável |
|
|
C4 Pallas |
408 |
Fluence |
Estilo |
3 |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
4 |
4 |
Posição de dirigir |
4 |
4 |
4 |
Instrumentos |
4 |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
5 |
5 |
Espaço interno |
4 |
4 |
4 |
Porta-malas |
5 |
5 |
5 |
Motor |
4 |
4 |
5 |
Desempenho |
4 |
4 |
4 |
Consumo |
3 |
3 |
4 |
Câmbio |
4 |
4 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
4 |
5 |
Estabilidade |
4 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
5 |
5 |
5 |
Custo-benefício |
4 |
4 |
4 |
Média |
4,00 |
4,12 |
4,37 |
Posição |
3°. |
2°. |
1°. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor;
conheça nossa
metodologia |
|
|
Custo-benefício
O preço do C4 Pallas traz uma
"pegadinha": a pintura metálica é opcional como nos outros, mas ele não oferece
nenhuma cor não metálica... Mesmo com o acréscimo de R$ 1.000, o modelo começa
bem mais acessível que o 408 e um pouco mais que o Fluence.
O Renault traz a mais que o
Citroën
navegador por satélite e rodas de 17 pol, mas não vem com faróis de xenônio
(parte de um pacote de R$ 4.000 com o teto solar, item que o C4 não oferece),
regulagem elétrica do banco do motorista e fixações Isofix, incluídos no valor
do Pallas.
Já o Peugeot vem com todos esses equipamentos de série, salvo o Isofix; por
outro lado, custa expressivos R$
7.500 a mais que o "primo" do mesmo grupo.
No fim das contas, os dois estreantes ficam com conteúdo quase igual (falta
apenas ajuste elétrico ao Fluence) e superam o veterano por terem teto solar,
navegador e rodas maiores. A diferença de preço nessa condição, de R$ 7.500 a
favor do C4, não é muito diversa do que a Citroën poderia cobrar em tais itens
como opcionais — só o teto custa ao redor de R$ 5.000 na concorrência.
E há de se considerar o
fator do atrativo da novidade,
que permite aos novos concorrentes pedir mais, enquanto um modelo no
meio de seu ciclo de produção, como o Pallas, tende a ficar mais barato para se
manter competitivo. De fato, a Citroën aplicou-lhe de série um pacote com
xenônio e controle de estabilidade, entre outros itens, antes cobrado à parte. A
versão completa hoje custa menos que há alguns anos.
Deixando os valores de lado, em que eles se distinguem? O Fluence tem os
melhores motor e câmbio, o rodar mais confortável e o menor consumo. O 408 o
acompanha em duas vantagens (em estilo e itens de conveniência) sobre o Pallas e
este, apesar do menor preço, não consegue sobressair em qualquer aspecto. O que
nos leva a uma positiva conclusão: o vencedor de um
comparativo similar em 2009 hoje
é apenas o terceiro colocado, a comprovação de que a concorrência tem feito
muito bem a essa categoria.
Continua |