Preços
  C4 Pallas 408 Fluence
Sem opcionais 73.400 79.900 75.990
Como avaliado 73.400 80.900 80.840
Completo 73.400 80.900 80.840
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 15/4/11; consulte o preço dos opcionais:
C4 Pallas 408 Fluence
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O Fluence destaca-se nos itens motor, câmbio, suspensão e consumo; o C4 Pallas, vencedor de um comparativo há dois anos, hoje ocupa o terceiro lugar entre as marcas francesas

Equipamentos de série e opcionais
  C4 Pallas 408 Fluence
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático S/S S/S S/S
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S S/S
Bolsa inflável mot./pas./
laterais/cortinas
S/S/S/S S/S/S/S S/S/S/S
Câmbio automático S S S
Comando interno do porta-malas S S S
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador automático de velocidade S S S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S S/S
Controle elétrico vidros diant./tras. S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Faróis de neblina S S S
Freios antitravamento (ABS) S S S
Imobilizador eletrônico S S S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA NA
Luz traseira de neblina S S S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S S/S
Relógio S S S
Repetidores das luzes de direção S S S
Rodas de alumínio S S S
Terceira luz de freio S S S
Teto solar/comando elétrico ND S/S O/O
Travamento central das portas S S S
Vidros verdes S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
Nossas notas
  C4 Pallas 408 Fluence
Estilo 3 4 4
Acabamento 4 4 4
Posição de dirigir 4 4 4
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 4 5 5
Espaço interno 4 4 4
Porta-malas 5 5 5
Motor 4 4 5
Desempenho 4 4 4
Consumo 3 3 4
Câmbio 4 4 5
Freios 4 4 4
Suspensão 4 4 5
Estabilidade 4 4 4
Segurança passiva 5 5 5
Custo-benefício 4 4 4
Média 4,00 4,12 4,37
Posição 3°. 2°. 1°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor;
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Teste do Leitor

Custo-benefício

O preço do C4 Pallas traz uma "pegadinha": a pintura metálica é opcional como nos outros, mas ele não oferece nenhuma cor não metálica... Mesmo com o acréscimo de R$ 1.000, o modelo começa bem mais acessível que o 408 e um pouco mais que o Fluence.

O Renault traz a mais que o Citroën navegador por satélite e rodas de 17 pol, mas não vem com faróis de xenônio (parte de um pacote de R$ 4.000 com o teto solar, item que o C4 não oferece), regulagem elétrica do banco do motorista e fixações Isofix, incluídos no valor do Pallas. Já o Peugeot vem com todos esses equipamentos de série, salvo o Isofix; por outro lado, custa expressivos R$ 7.500 a mais que o "primo" do mesmo grupo.

No fim das contas, os dois estreantes ficam com conteúdo quase igual (falta apenas ajuste elétrico ao Fluence) e superam o veterano por terem teto solar, navegador e rodas maiores. A diferença de preço nessa condição, de R$ 7.500 a favor do C4, não é muito diversa do que a Citroën poderia cobrar em tais itens como opcionais — só o teto custa ao redor de R$ 5.000 na concorrência.

E há de se considerar o fator do atrativo da novidade, que permite aos novos concorrentes pedir mais, enquanto um modelo no meio de seu ciclo de produção, como o Pallas, tende a ficar mais barato para se manter competitivo. De fato, a Citroën aplicou-lhe de série um pacote com xenônio e controle de estabilidade, entre outros itens, antes cobrado à parte. A versão completa hoje custa menos que há alguns anos.

Deixando os valores de lado, em que eles se distinguem? O Fluence tem os melhores motor e câmbio, o rodar mais confortável e o menor consumo. O 408 o acompanha em duas vantagens (em estilo e itens de conveniência) sobre o Pallas e este, apesar do menor preço, não consegue sobressair em qualquer aspecto. O que nos leva a uma positiva conclusão: o vencedor de um comparativo similar em 2009 hoje é apenas o terceiro colocado, a comprovação de que a concorrência tem feito muito bem a essa categoria.
Continua

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