Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Embaladas para viagem

Clique para ampliar a imagem

Fielder, Mégane Grand Tour e 307 SW provam que as
peruas médias continuam eficientes opções para a família

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Peugeot
307 SW
Allure
2,0 16V
4,42 m
143 cv
R$ 74.990*
 
 
Renault
Mégane
Grand Tour
Dynamique
2,0 16V
4,50 m
138 cv
R$ 73.510*
 
 
Toyota
Fielder
SE-G 1,8
16V Flex
4,45 m
136 cv
R$ 84.968*
 
* Preços sugeridos sem opcionais
 

No início da década havia quem apostasse que as minivans substituiriam de vez as peruas no mercado nacional — como aconteceu, em categoria superior de tamanho, nos Estados Unidos. Os modelos monovolume de fato conquistaram ampla fatia das vendas, mas as peruas ainda mostram vitalidade. Enquanto as três maiores minivans nacionais (Zafira, Xsara Picasso e Scénic) fecharam 2007 com 25,8 mil unidades no total, as três peruas médias (Fielder, Mégane Grand Tour e 307 SW) somaram 15,7 mil exemplares, prova de que um público expressivo ainda as prefere.

O lançamento da Grand Tour, no fim de 2006, veio aquecer uma competição que andava monótona havia dois anos, desde que a Fielder chegou e conquistou a liderança da categoria. A 307 SW sempre alcançou vendas mais modestas, em parte pelo preço mais alto. Agora o cenário é outro: a Peugeot oferece a versão de entrada Allure, que briga também em valores com a Fielder mais barata (XEi) e com a Mégane Dynamique.

Adversárias diretas em proposta e porte (o comprimento varia em até 8 centímetros, e a distância entre eixos, em 10 cm), elas estão próximas também nos outros "Ps" que definem nossos comparativos. Em potência, apenas 7 cv separam a mais potente 307 SW (143 cv) da menos vigorosa Fielder (136 cv), com a Mégane no meio (138 cv). E também é possível tê-las equilibradas em preço. Nossa intenção era reunir a Fielder XEi (R$ 72,8 mil), a 307 Allure (R$ 75 mil) e a Mégane (R$ 75,4 mil como avaliada), todas com câmbio automático, mas naquele momento a Toyota só tinha disponível a versão SE-G (R$ 85,8 mil). Com isso a variação ficou mais ampla do que deveria, mas ainda dentro do aceitável. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 26/2/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade