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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
O efeito do câmbio CVT sobre o desempenho é sempre uma curiosidade da simulação do Best Cars, realizada pelo consultor Iran Cartaxo, com carros assim equipados. Desta vez não foi diferente. Com a possibilidade de "produzir" a relação de marcha ideal para obter velocidade máxima, o Sentra andou perto do 307, apesar de contar com pior aerodinâmica. E superou o dado informado pelo próprio fabricante, do qual já havíamos suspeitado na primeira avaliação do carro mexicano.

No Peugeot, a velocidade poderia ser ainda maior se a quarta e última marcha fosse 8% mais curta, de modo a coincidir as rotações de maior potência e de velocidade final. Mas isso elevaria o regime em uso rodoviário, onde 3.300 rpm a 120 km/h estão em boa medida. Neste aspecto o Nissan surpreende: se o motorista não solicitar mais potência pelo acelerador, poderá viajar a apenas 2.150 rpm.

As "marchas infinitas" contribuem também para as acelerações, em que o Sentra foi sempre mais rápido, enquanto o 307 perdia tempo com trocas de marcha e com o intervalo entre as apenas quatro disponíveis, que traz acentuada queda de rotação nas mudanças. Mas os números de ambos mostram agilidade mais que suficiente para o uso normal, até mesmo nas retomadas (que prevêem reduções em todo câmbio automático).

E o CVT confirmou sua vantagem em consumo. Como o câmbio encurta e alonga as relações conforme a necessidade de ganhar velocidade, dirigido em ciclos brandos como o da simulação o Sentra é mais econômico, de forma sensível, que o 307.
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  Sentra 307
Velocidade máxima 194,9 km/h 197,8 km/h
Regime à velocidade máxima* 5.550 rpm 5.540 rpm
Regime a 120 km/h* 2.150 rpm 3.300 rpm
Potência consumida a 120 km/h 33 cv 31 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,4 s 11,5 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,7 s 18,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,0 s 32,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h em drive 7,5 s 8,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h em drive 5,4 s 6,2 s
Consumo em cidade 8,7 km/l 6,8 km/l
Consumo em estrada 12,3 km/l 10,6 km/l
Consumo a 60 km/h 14,2 km/l 11,4 km/l
Consumo a 80 km/h 13,2 km/l 11,5 km/l
Consumo a 100 km/h 12,1 km/l 10,2 km/l
Consumo a 120 km/h 11,0 km/l 9,0 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; *na quarta marcha do 307 e na relação mais adequada produzida pelo câmbio do Sentra; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  Sentra 307
Velocidade máxima 188 km/h 203 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,4 s 10,7 s
Consumo em cidade 11,6 km/l ND
Consumo em estrada 17,1 km/l ND
ND = não disponível
Comentário técnico
> O Sentra baseia-se na plataforma do atual Mégane, como parte da associação Renault-Nissan, mas tem motor diferenciado. O 2,0-litros de duplo comando e 16 válvulas conta com variador do comando de válvulas de admissão, recurso também presente no 307.

> O câmbio de variação contínua (CVT) da Nissan, denominado XTronic, inclui conversor de torque, ao contrário do que ocorre na caixa de mesmo tipo do Honda Fit, que usa embreagem automática multidisco em banho de óleo. A vantagem do conversor está na robustez
e durabilidade em condições severas, como ao manter o carro imóvel em subida acelerando-o. No Fit isso pode danificar a embreagem automática, o que não acontece no Sentra.

> A suspensão destes sedãs segue o conceito mais comum no Brasil, com McPherson à frente e eixo de torção na traseira, sempre com molas helicoidais. O 307, como se sabe, foi mais um francês a abandonar a suspensão traseira típica de seu país, com braço arrastado e barra de torção, usada no antecessor 306. Saiba mais sobre os tipos de suspensão.

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