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Comparativo Completo

Sem saudade dos 1.000

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Dois modelos de 1,25 e 1,4 litro provam, com eficiência
e economia, que estava errada uma decisão 14 anos atrás
Fiat Palio ELX 1,25 Flex Peugeot 206 Feline 1,4
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Depois da supremacia dos 1,0-litro, mais e mais fabricantes oferecem bons motores de cilindrada pouco maior, como o 1,25 da Fiat e o 1,4 da Peugeot, a preços convidativos
 

"Carro 1000 é como jabuticaba, só dá no Brasil." A conhecida frase de José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors, ilustra com perfeição o erro cometido em 1990 pelo governo Collor: reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros de até 1.000 cm³, um limite que só interessava à Fiat — as demais levaram dois anos ou mais para ter seu motor dessa cilindrada.

Que os "mil" foram responsáveis por um notável crescimento do mercado na década passada, não há dúvida. Só que isso aconteceria com carros de qualquer cilindrada que tivessem o imposto sensivelmente diminuído — por que logo 1,0 litro? Com capacidade cúbica inadequada a nossas condições de uso, o Brasil viu-se infestado de carros fracos, com torque deficiente e nem por isso mais econômicos que os de 1,3 a 1,6 litro.

O quadro só começou a mudar após 12 anos, quando uma revisão das alíquotas de IPI deixou os 1,0 menos favorecidos. Versões caras — como a Turbo do Gol e diversas de 16 válvulas — deixaram o mercado e surgiram opções mais acessíveis em uma faixa de cilindrada que domina as ruas da Europa, entre 1,2 e 1,4 litro. Hoje são cinco (Fiat, Peugeot, Citroën, Honda e GM) os fabricantes com carros nessa gama de cilindrada.

Ao menos dois deles oferecem produtos comparáveis em porte, proposta, potência e preço, os "quatro Ps" que norteiam nossos comparativos: o Palio, remodelado há pouco, e o 206, que ganhou o motor 1,4 junto de retoques de aparência. Não incluímos o C3 e o Fit, por serem mais caros, e o Celta, por ser de segmento inferior, embora se aproxime dos demais no preço quando repleto de acessórios. O verdadeiro concorrente da GM neste segmento, o novo Corsa, foi curiosamente deixado para trás do "primo pobre" com seu motor 1,0. Continua

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Data de publicação: 18/5/04

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