Destinos separados Nascidos juntos, dois
médio-pequenos se reencontram |
|
No mesmo dia, no mesmo salão do automóvel -- o de Frankfurt, Alemanha, o maior do mundo,
em sua edição de setembro de 1997 --, dois carros médio-pequenos europeus viam a luz do dia. No enorme estande da
alemã Volkswagen, o Golf de quarta geração; alguns pavilhões
adiante, na área da francesa Citroën, o Xsara, sucessor do ZX. Um ano depois ambos
estavam disputando mercado em terras brasileiras, nas quais o VW se naturalizou em 1999. |
Ambos têm a mesma idade,
mas o Xsara parece mais moderno com suas linhas arredondadas e perfil
afilado. A traseira não teve mudanças significativas |
A rigor, o concorrente mais direto do Golf 1,6 seria o Xsara GLX, de acabamento mais simples e cujo preço básico está mais próximo ao do VW
sem opcionais. Mas, aplicados a este último alguns equipamentos que o Xsara Exclusive traz de série, a diferença é quase eliminada, tornando bastante interessante a comparação. |
Concepção
e estilo
Nascidos ao mesmo tempo, os dois carros têm propostas algo diversas. Os Citroëns sempre se caracterizaram pelo desenho original, muitas vezes tão ousado que os carros saíam de produção sem ter ficado ultrapassados, como o
DS de 1955. Já um Volkswagen segue, por definição, um projeto funcional mas sem grande inspiração em estilo -- até mesmo o
supercarro W12 fica devendo o charme e a modernidade que se esperam desse tipo de automóvel. |
Robustez é a
marca do estilo do Golf, graças aos grandes pneus e largas colunas
traseiras. Uma nova geração não deve vir antes de 2003 |
Assim, não é surpresa que o Xsara pareça mais atual que o Golf. Mas há outro fator: a reestilização frontal aplicada ao modelo 2001, que o aproximou em aparência ao médio-grande
C5 e à minivan Xsara Picasso. O resultado foi tão fiel que criou um problema para a Citroën: seu topo-de-linha no Brasil passa por um mais modesto Xsara quando visto de frente... De qualquer modo, os enormes faróis e o nada sutil emblema do
double chevron na grade dividem opiniões, havendo ainda quem preferisse o modelo anterior, de faróis afilados e ainda hoje atraente. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados