R$ 42 mil e três opções Práticas,
espaçosas e nacionais, três minivans |
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Desde que a Renault associou as virtudes de uma minivan -- como espaço e versatilidade -- ao porte de um automóvel médio-pequeno, com o lançamento europeu da Scénic em 1996, tudo mudou no mercado. Dos grandes fabricantes, os que ainda não possuem sua opção no segmento trabalham rápido para tê-la o quanto antes. No Brasil, onde
o monovolume chegou em 1999, já há três outras opções: Chevrolet Zafira, Citroën Xsara Picasso e Kia
Carens. |
Se o orçamento permitir, sua escolha poderá incluir motores de até 140 cv (Scénic 2,0) e câmbio automático (Scénic ou
Carens). Mas digamos que a verba estacione em R$ 42 mil: suas opções estão restritas à Zafira 2,0 de oito válvulas, às Scénics RT e RXE 1,6 e às
Picassos, tanto GLX quanto Exclusive. E foram as três superiores entre estas opções que o
BCWS escolheu para este comparativo. É possível requisitar
vários opcionais para a Zafira -- mais barata, porém bem menos equipada -- de modo a assemelhá-la às concorrentes, sem ultrapassar o limite de preço. |
Pioneira no segmento, a Scénic já tem cinco anos no mercado europeu e dois no nacional, tendo sido reestilizada em abril de acordo com o estilo da versão francesa. Das três, é a única que mantém a distância entre eixos (2,58 metros) do carro de que deriva, o Mégane. É também a mais compacta, com
4,16 metros de comprimento. |
Formas muito
arrojadas marcam a Picasso, mas nem todos aprovam. Com 2,76 metros
entre eixos, é 22 cm maior nesta medida que o Xsara que lhe serve de
base |
Baseada no Astra, a Zafira surgiu na Europa em 1999 com a inovação dos sete lugares, antes restritos a vans de maior porte. A exemplo da Picasso, que lá existe desde o ano passado, foi lançada aqui em abril último e possui entreeixos maior que o do sedã que lhe deu origem:
2,70 metros, contra 2,61 metros do Astra. A Citroën é ainda mais ampla nessa medida, com
2,76 metros, ante 2,54 metros do Xsara. |
Bem conhecida, a Scénic foi
reestilizada este ano e perdeu a identidade com o Mégane, mas as
dimensões de entreeixos e comprimento ainda são similares às do hatchback |
O ponto fraco da Xsara são as colunas quase simétricas, que explicam o apelido de "guarda-chuva sobre rodas" ouvido durante a avaliação -- o mesmo dado ao lendário Citroën 2CV, mas naquele caso por ser um carro extremamente simples. Na Scénic os novos e grandes faróis (que a própria marca associou aos olhos de um extraterrestre em sua apresentação à imprensa) dividem opiniões, por seu formato retilíneo que destoa do restante da carroceria. |
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