Diversidade de opções Oito ou 16 válvulas,
mais esportivo ou mais utilitário? |
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Saveiro e Strada duelam desde 1998, quando a Fiat lançou o picape da linha Palio, pela liderança do segmento de modelos
leves derivados de automóveis -- quase uma exclusividade brasileira, já que na Europa predominam os furgões e nos EUA se preferem utilitários maiores. A Volkswagen tem-se saído em desvantagem nas vendas, mas ficou pouco à frente na preferência do leitor na recente
IV Eleição dos Melhores
Carros do Best Cars Web Site. |
Traseira do
Strada teve as linhas mantidas na reestilização do ano passado,
incluindo o estribo de aparência discutível aplicado ao
pára-choque. Pneus e suspensão mais altos dão-lhe ar robusto |
Concepção
e estilo
São dois produtos desenvolvidos para o Brasil, sendo que a base do Strada (o Palio) destina-se também à fabricação em outros países ditos emergentes. O Saveiro atual é a segunda geração, lançada em 1997 a partir do Gol de dois anos antes e renovada em estilo em março de 2000. Este processo foi uma reestilização e não uma nova geração
(saiba mais), razão pela qual a denominação "Geração 3" não passa de apelo comercial. |
Pouco mais antigo, o Saveiro
permanece com o exagerado emblema VW na tampa da caçamba. As rodas de
15 pol e pneus de perfil baixo trazem aparência esportiva |
Há três diferenças conceituais significativas. Uma, a proposta mais esportiva do Saveiro, com pneus de perfil baixo (195/50-15, opcionais) e menor altura de rodagem, em oposição ao jeitão robusto e aventureiro do Strada, sua suspensão elevada e grandes pneus 175/80-14. Em nossa opinião, ambos são felizes em sua caracterização, cabendo ao leitor optar pela que mais lhe agrade.
Mas o Saveiro bem poderia ter um emblema VW mais discreto na traseira,
e o Strada, um estribo mais harmonioso nesse pára-choque. |
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Data de publicação deste artigo: 27/4/02
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