Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Diversidade de opções

Oito ou 16 válvulas, mais esportivo ou mais utilitário?
Dois bons picapes leves opõem suas diferenças

Fiat Strada LX 1,6 16V Volkswagen Saveiro 1,8
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Saveiro e Strada duelam desde 1998, quando a Fiat lançou o picape da linha Palio, pela liderança do segmento de modelos leves derivados de automóveis -- quase uma exclusividade brasileira, já que na Europa predominam os furgões e nos EUA se preferem utilitários maiores. A Volkswagen tem-se saído em desvantagem nas vendas, mas ficou pouco à frente na preferência do leitor na recente IV Eleição dos Melhores Carros do Best Cars Web Site.

A renovação do Strada, em agosto último, estimulou a elaboração de um comparativo completo entre duas versões concorrentes diretas: a Fiat com a topo-de-linha LX, de 1,6 litro e 106 cv, por R$ 24.213, e a VW com o motor 1,8 de 99 cv e o acabamento Comfortline, a R$ 21.923, ambos preços sugeridos, sem frete e opcionais. Ambas oferecem versões inferiores, começando em 1,5 litro no Strada e 1,6 no Saveiro, enquanto este pode ainda vir com um 2,0 de 111 cv, de vendas modestas. Assim, as opções escolhidas representam o topo entre as mais significativas.

Traseira do Strada teve as linhas mantidas na reestilização do ano passado, incluindo o estribo de aparência discutível aplicado ao pára-choque. Pneus e suspensão mais altos dão-lhe ar robusto
Clique para ampliar a imagem

Concepção e estilo   São dois produtos desenvolvidos para o Brasil, sendo que a base do Strada (o Palio) destina-se também à fabricação em outros países ditos emergentes. O Saveiro atual é a segunda geração, lançada em 1997 a partir do Gol de dois anos antes e renovada em estilo em março de 2000. Este processo foi uma reestilização e não uma nova geração (saiba mais), razão pela qual a denominação "Geração 3" não passa de apelo comercial.

O Strada é pouco mais recente: lançado um ano depois, deriva do Palio que chegou ao mercado em 1996, tendo a reestilização do picape sido aplicada em 2001. Apesar da pequena diferença de idade, notam-se linhas mais atuais no modelo da Fiat, com destaque para o ângulo entre o capô e o pára-brisa -- o VW, com seu motor longitudinal, não poderia ir muito longe neste aspecto. A nova frente do Strada (na traseira há apenas lanternas retocadas) obteve muito bom resultado, apesar de ser um tanto parecida à do concorrente.

Clique para ampliar a imagem Pouco mais antigo, o Saveiro permanece com o exagerado emblema VW na tampa da caçamba. As rodas de 15 pol e pneus de perfil baixo trazem aparência esportiva

Há três diferenças conceituais significativas. Uma, a proposta mais esportiva do Saveiro, com pneus de perfil baixo (195/50-15, opcionais) e menor altura de rodagem, em oposição ao jeitão robusto e aventureiro do Strada, sua suspensão elevada e grandes pneus 175/80-14. Em nossa opinião, ambos são felizes em sua caracterização, cabendo ao leitor optar pela que mais lhe agrade. Mas o Saveiro bem poderia ter um emblema VW mais discreto na traseira, e o Strada, um estribo mais harmonioso nesse pára-choque.

Outra distinção é o emprego de portas menores (do Gol cinco-portas) no VW e maiores (do Palio três-portas) no Fiat. Além do aspecto funcional, de que falaremos adiante, há o efeito estético: a longa caçamba do Saveiro parece ainda maior com as portas ocupando tão pouco das laterais, sendo o Strada melhor resolvido nessa equação. Enfim, a cabine estendida deste último -- única opção nas versões Adventure e LX -- contribui para um estilo harmonioso, que a VW buscou com o uso de pequenas janelas após as portas.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 27/4/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados