Conforto
e conveniência
O ambiente interno agrada nos dois, com decoração jovial e desenho contemporâneo. O Saveiro
avaliado trazia bancos esportivos, mais envolventes, enquanto os do Strada
(os mesmos de antes da reestilização) são mais macios e têm revestimento mais
luxuoso, grande avanço em relação ao antigo LX (as laterais, contudo, permanecem de curvim). Falta ao Fiat o ajuste de altura presente no VW:
seu assento, extremamente alto, chega a impor uma posição incômoda às pernas devido ao ângulo formado com os pedais. |
Além do novo
painel, agradável e funcional, o picape da Fiat ganhou melhor
acabamento e alguns itens de conveniência. Os bancos permanecem os
mesmos, com mais apoio lombar que os do Palio atual |
![]() |
Ruim também no Strada é a regulagem do encosto por alavanca, algo dura e com intervalos definidos. Por outro lado, volante (com regulagem de altura), banco e pedais estão mais centralizados nele e há mais espaço para a perna esquerda do motorista. Os painéis agradáveis incluem conta-giros, hodômetros digitais e, no Fiat, indicadores de temperatura externa e de portas mal fechadas. Sua iluminação alaranjada agrada mais à maioria e facilita a leitura em relação à azul e vermelha do VW -- como dizemos sempre, se esta fosse a melhor solução o grupo alemão a
usaria nos Audis. |
![]() |
No interior do modelo da VW,
bancos esportivos e bons detalhes como as maçanetas cromadas, alarme
com ultra-som e controles de vidros com função um-toque e
temporizador |
Para iluminar e valorizar esse espaço, a Fiat providenciou um teto solar bastante recuado, de vidro serigrafado (com pintura que retém boa parte da luz) e sem forro. Não é o ideal porque, conforme a posição do veículo, pode-se ter
incômoda incidência do sol sobre um dos ocupantes. Além disso, embora possa ser removido e guardado junto ao vidro traseiro, o teto não corre:
só se ergue a parte posterior, por um botão giratório nada confortável. Acredita-se que a maioria dos usuários não tenha tido paciência de abri-lo mais de uma vez. |
![]() |
![]() |
Bancos do
Strada (esquerda), muito altos, deveriam ter ajuste de altura, que
falta ao O Saveiro possui ótimo controle elétrico dos vidros, com função
um-toque também para o do passageiro, sensor
antiesmagamento e temporizador, que faltam ao Strada. Seu alarme inclui proteção do interior por ultra-som, que a Fiat deixou de utilizar, e as portas se travam novamente em caso de acionamento involuntário do controle remoto (ou esquecimento). O que a VW precisa mudar é a buzina de ativação, na contramão da tendência atual de apenas se piscarem luzes. Também seria bom abandonar os velhos pinos de trava, em prol de um sistema integrado às maçanetas como o da
Fiat. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados