Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Finalmente, a questão das portas: enquanto as pequenas do Saveiro dificultam o acesso a objetos atrás do banco (ou ao estepe, no caso do direito), as do Strada são grandes demais para estes tempos de predomínio dos carros quatro-portas. Abrem-se pouco em espaços reduzidos, são pesadas e deixam o cinto mais recuado. O ideal seria que os picapes tivessem portas específicas para suas necessidades, o que a contenção de custos proíbe.

Se no Saveiro (direita) até o estepe incomoda o ajuste do banco do passageiro, o
Strada mostra a vantagem da cabine estendida: um "porta-malas" de 300 litros

Mecânica, comportamento e segurança   Adepta do motor multiválvula em todos os seus modelos, a Fiat equipa o Strada LX com o conhecido 1,6 16V de 106 cv, que recebeu há pouco um incremento em torque: mais 0,3 m.kgf, passando a 15,4 m.kgf às mesmas elevadas 4.500 rpm. Já o Saveiro permanece fiel às oito válvulas no veterano AP-1800, que perde em potência (99 cv) mas ganha em torque: 15,5 m.kgf disponível a baixas 3.000 rpm.

Pelos índices de desempenho, a receita do Strada mostra-se superior: velocidade máxima de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 s, marcas brilhantes para o segmento, contra discretos 162 km/h e 11,9 s do Saveiro. Este, porém, tem respostas mais ágeis em baixa rotação, o que representa boa vantagem se o usuário previr o uso freqüente com carga. Embora menos suave e esportivo, o motor do Brava 2002 (leia avaliação) atenderia melhor à proposta do picape (saiba mais).

Clique para ampliar a imagem Embora com 0,3 m.kgf a mais de torque do que antes, o motor do Strada deixa a desejar em baixa rotação. Mas seu desempenho em alta entusiasma: de 0 a 100 km/h em 10,1 s

Nenhum deles é silencioso, mas o Saveiro chega a incomodar quando mais acelerado, mesmo a velocidades de viagem moderadas como 100 km/h -- nem parece haver revestimento fonoabsorvente sob o capô, que equipa ambos. Contudo é um pouco mais econômico, com 10,8 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, ante 10,7 e 14,8 km/l do Strada (sempre dados de fábrica).

Os dois câmbios trabalham com precisão, embora o do Saveiro avaliado tenha apresentado falhas esporádicas no engate da primeira (comuns nos primeiros Gols "Geração 3", depois sanadas). A eliminação da trava redundante contra engate da ré pela VW, no ano passado, deixou essa operação mais simples nele que no Strada, onde persiste um desnecessário anel-trava. Mas só a Fiat adota comando hidráulico de embreagem, que se mantém suave por longo tempo e evita a transmissão de vibrações.

O Saveiro recorre ao veterano AP-1800, com alto torque em baixos regimes, boa escolha para um picape. Poderia ter mais potência e menor ruído em velocidade
Clique para ampliar a imagem

A cabine estendida rouba espaço da caçamba do Strada, que se reduz a 800 litros, menos que no Saveiro, embora a VW não divulgue este número. Ambos vêm de fábrica com protetor plástico no compartimento (a Fiat antes usava apenas ripas de madeira no piso), mas só o Strada oferece capota marítima opcional, que além de proteger a carga melhora a aerodinâmica. Bem estruturada, não cede com o peso da água da chuva, como algumas do mercado paralelo, nem interfere na abertura da tampa. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados