Finalmente, a questão das portas: enquanto as pequenas do Saveiro
dificultam o acesso a objetos atrás do banco (ou ao estepe, no caso do direito), as do Strada são grandes demais para estes tempos de predomínio dos carros quatro-portas. Abrem-se pouco em espaços reduzidos, são pesadas e deixam o cinto mais recuado. O ideal seria que os picapes tivessem portas específicas para suas necessidades, o que a contenção de custos proíbe. |
![]() |
![]() |
Se no Saveiro
(direita) até o estepe incomoda o ajuste do banco do passageiro, o Mecânica,
comportamento e segurança Adepta do motor multiválvula em todos os seus modelos, a Fiat equipa o Strada LX com o conhecido 1,6 16V de 106 cv,
que recebeu há pouco um incremento em torque: mais 0,3 m.kgf, passando a 15,4 m.kgf às mesmas elevadas 4.500 rpm. Já o Saveiro permanece fiel às oito válvulas no veterano AP-1800, que perde em potência (99 cv) mas ganha em torque:
15,5 m.kgf disponível a baixas 3.000 rpm. |
![]() |
Embora com 0,3 m.kgf a mais de
torque do que antes, o motor do Strada deixa a desejar em baixa
rotação. Mas seu desempenho em alta entusiasma: de 0 a 100 km/h em
10,1 s |
Nenhum deles é silencioso, mas o Saveiro chega a incomodar quando mais acelerado, mesmo a velocidades de viagem moderadas como 100 km/h -- nem parece haver revestimento fonoabsorvente sob o capô, que equipa ambos.
Contudo é um pouco mais econômico, com 10,8 km/l na cidade e 15,6 km/l
na estrada, ante 10,7 e 14,8 km/l do Strada (sempre dados de fábrica). |
O Saveiro
recorre ao veterano AP-1800, com alto torque em baixos regimes, boa
escolha para um picape. Poderia ter mais potência e menor ruído em
velocidade |
![]() |
A cabine estendida rouba espaço da caçamba do Strada, que se reduz a
800 litros, menos que no Saveiro, embora a VW não divulgue este
número. Ambos vêm de fábrica com protetor plástico no compartimento
(a Fiat antes usava apenas ripas de madeira no piso), mas só o Strada oferece capota
marítima opcional, que além de proteger a carga melhora a aerodinâmica.
Bem estruturada, não cede com o peso da água da chuva, como algumas do mercado paralelo,
nem interfere na abertura da tampa. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados