Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Em teoria, a receita de suspensão traseira "de automóvel" do Saveiro (saiba mais sobre técnica) privilegiaria o conforto em relação ao eixo "de utilitário" do Strada (a capacidade de carga é equivalente, cerca de 690 kg). Mas na prática verificam-se resultados distintos: o VW absorve melhor as pequenas oscilações, que no Fiat são bem sentidas, enquanto este agrada mais ao passar por lombadas e grandes irregularidades, onde a traseira do oponente salta bastante.

Uma bem-elaborada capota marítima equipa o Strada como opcional. A caçamba perdeu espaço com a cabine estendida, mas agora vem com protetor interno
Clique para ampliar a imagem

Os pneus de perfil alto do Strada o deixam praticamente imune a buracos e irregularidades, o contrário do Saveiro, em que se pode danificá-los ou às rodas ao menor descuido (com os originais 185/60-14, porém, a situação se ameniza). Por outro lado, fazer curvas é com o VW: os "sapatos" aderem muito bem e o comportamento da suspensão é correto, fazendo o motorista se esquecer de que está num picape. No Fiat isso é impossível, pois os pneus "dobram-se" mais sob as rodas e a aderência não inspira um uso mais esportivo.

A aderência dos pneus também é determinante nas frenagens mais eficientes do Saveiro, embora não utilize discos ventilados à frente como o Strada. Ambos podem ter sistema antitravamento (ABS) como opcional, ausente do Fiat avaliado. Ainda em segurança ativa, os dois picapes trazem ótimos faróis de duplo refletor e superfície complexa, além de unidades para neblina, mas a luz traseira de mesmo fim existe como opcional só no VW -- que por isso vem sem a luz de ré esquerda. Só o Fiat, por outro lado, pode trazer ajuste elétrico de altura dos faróis, importante em um picape.

Clique para ampliar a imagem A capacidade de carga do Saveiro é maior em volume e equivalente em peso. Quando há lanterna de neblina traseira, a luz de ré se restringe ao lado direito, o que não é o ideal

Os dois utilizam retrovisor esquerdo plano, de campo visual limitado: um convexo seria recomendável, sobretudo diante da possibilidade de encobrir a visão do espelho interno com carga total. Já em segurança passiva há ligeira vantagem para o Strada: se nos dois as bolsas infláveis frontais são pagas à parte, a Fiat instalou uma chave para inibir a do passageiro. Como o Código de Trânsito Brasileiro permite que crianças viajem nesse assento, em picapes sem banco traseiro, a bolsa pode tornar-se um item indesejável e perigoso. Continua

Comentário técnico
> O Strada mantém o motor 1,6 16V mais esportivo da Fiat, o mesmo de toda a linha Palio, de apenas 67,4 mm de curso dos pistões. No Brava 2002 e no Doblò é usado o Corsa Lunga, com curso de 78,4 mm, que não é exatamente um "curso longo" -- apenas mais longo que o do outro motor, sem ser maior que o diâmetro dos cilindros, 80,5 mm. Denominações à parte, a receita do Corsa Lunga favorece a potência em baixa rotação: embora o torque máximo seja o mesmo, 15,4 m.kgf a 4.500 rpm, há mais força em regimes inferiores, o que o tornaria melhor opção também para o picape.

> A família Gol é a única no segmento com motor em posição longitudinal, que implica maiores perdas na transmissão e dificulta obter um perfil em cunha para o capô. Em contrapartida, semi-árvores de transmissão de mesmo comprimento são inerentes a essa posição. Já o motor transversal muitas vezes as tem de comprimentos diferentes (é o caso do Strada), o que pode afetar o
comportamento da direção em acelerações fortes.

>
Desde a primeira geração, de 1982, o Saveiro utiliza suspensão traseira como a do Gol: eixo de torção com molas helicoidais. É hoje o único do segmento com essa receita. Já os picapes da Fiat vêm (desde o Fiorino de 1994) com eixo traseiro rígido e molas parabólicas de lâmina única, conceito mais distante de um automóvel e voltado à robustez para transporte de carga.

> Como todos os atuais picapes leves, estes têm distância entre eixos maior que a dos automóveis de que derivam. No Strada são 2,718 metros, ganho de 345 mm sobre o Palio; no Saveiro, 2,598 metros, mais 130 mm que no Gol. Além da vantagem óbvia de espaço para uma caçamba mais ampla, o rodar fica mais confortável -- basta comparar qualquer um deles ao Corsa Pickup, cujo entreeixos mede apenas 2,48 metros, aumento de 40 mm em relação aos demais Corsas da linha antiga.

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados