Best Cars Web Site
Fiat precisa rever ar-condicionado
Se o calor diminuiu, o ar-condicionado já resfriou o interior mas a viagem não terminou, o que você faz? Desliga o compressor, suportando a sensação de abafamento que surge, ou ajusta o controle de temperatura do sistema? A segunda opção -- ideal em qualquer veículo -- não tem trazido bons resultados no Palio, seja neste ELX, em outros modelos avaliados ou em veículos de pessoas consultadas. Por algum defeito ou desajuste, o controle da Fiat não é gradual: ou mantém o ar funcionando a todo frio, ou passa à função de aquecimento. O salto ocorre num ponto indeterminado do comando (giratório) e é impossível encontrar um meio-termo. Num dia chuvoso, em que se usa o ar-condicionado como desembaçador, tudo pode acabar numa interminável briga com a regulagem -- ou num belo resfriado. Fica nossa sugestão para urgente reestudo pela Fiat, já que há muito -- por motivo de segurança e conforto -- o sistema deixou de ser utilizado apenas em dias de sol intenso.
Detalhes e curiosidades
- Acendedor de cigarros: dentro do cinzeiro do Corsa, pode causar mau cheiro se um usuário lhes der o fim original (ao fumar) e outro quiser usar o acendedor como fonte de energia.

- Ajuste da altura dos faróis: o Palio tem regulagem fácil atrás dos próprios faróis -- mas o elétrico no painel, do Corsa (opcional) e 206, é mais prático e confortável.

- Alarme de luzes ligadas: no Peugeot e GM. No Fiat desligam-se com a ignição, podendo ser mantidas por uma lingüeta junto à chave.

- Antena: no teto do 206 e Palio. A Peugeot reconhece o comprimento estranho e oferece como opção uma mais curta. No Corsa agora vem embutida no pára-brisa -- e é muito pouco eficiente.

- Antifurto do sistema de áudio: Fiat e Peugeot adotam formato próprio, inibindo o furto (e a troca do aparelho pelo usuário mais exigente). No GM é convencional mas, como no Fiat, adota mostrador separado em posição mais alta.

O 206 permite desligar a bolsa inflável do passageiro e ajustar os faróis pelo painel

- Buzina: sempre no volante e monotonal, mas acionada mais fácil no francês.

- Comando interno do porta-malas: só no Palio. Desnecessário nos outros, pois a tampa se destranca junto da trava central.

- Comutador de farol alto/baixo: só de puxar no Peugeot (nos outros se puxa e empurra) e acende sempre em facho baixo, para evitar ofuscamento. Uma bela solução típica dos franceses.

- Controle elétrico dos retrovisores: exclusivo do Corsa, mas deveria haver posição neutra para evitar que um esbarrão os desajuste.

- Destravamento das portas: no GM é preciso erguer os pinos; nos demais basta puxar a maçaneta.

- Estepe: montagem externa no 206, outra característica francesa. Não exige remoção da bagagem para o uso, mas requer a do pneu para calibragem. No Corsa, único avaliado com rodas de alumínio, o estepe utiliza a de aço, com pneu igual aos demais.

- Extintor de incêndio: sob o banco do passageiro no GM e do motorista nos outros, mais acessível.

Faróis de duplo refletor garantem melhor iluminação no Palio

- Faróis: lentes ainda de vidro no Corsa. Nos outros é de policarbonato, um plástico leve e resistente. Palio utiliza duplo refletor e mantém quatro fachos acesos no alto, propiciando a melhor iluminação.

- Iluminação dos instrumentos: correta nos três, mas vermelha no 206, verde no Palio e amarelada no Corsa -- o bom gosto decresce nesta ordem.

- Lavador de pára-brisa: até hoje não aciona o limpador em seguida no Fiat.

- Luz interna: não é acionada pelas portas traseiras do Palio, deixando os passageiros no escuro. Nenhum, aliás, tem iluminação atrás ou para leitura.

- Luzes de cortesia: no porta-luvas do Corsa, no porta-malas deste e do 206, mas em nenhum compartimento do motor.

- Luzes-piloto das lanternas de direção: separadas esquerda/direita só no 206, mais funcionais.

- Marcador de combustível: o da Fiat é famoso pela imprecisão.

- Pontos de manutenção: indicados com tampas amarelas no Fiat e GM, mas não no Peugeot.

Pontos de serviço com tampas amarelas: facilidade no Corsa (foto) e Palio

- Porta-malas: o Corsa tem cinta para prender objetos à esquerda, mas falta uma alça interna na tampa.

- Qualidade de som: pobre no 206 e Palio, mais aceitável no Corsa. O primeiro sequer tem falantes na traseira.

- Sistema de áudio: acompanha o liga-desliga da ignição só no Peugeot, cômodo para quem usa o carro em vários percursos curtos.

Ficha técnica

Avaliação Comparativa - Avaliações - Página principal - e-mail


© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados