Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Que trio!

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Focus Ghia, Brava HGT e Astra GLS 16V dividem o coração
dos entusiastas carentes de verdadeiros esportivos

Chevrolet Astra GLS 2,0 16V Fiat Brava HGT 1,75 16V Ford Focus Ghia 2,0 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Eles têm o mesmo porte, potência muito próxima (não mais que 6 cv de diferença) e preços comparáveis. Apesar da decoração sóbria, despertam a criatividade dos entusiastas, que -- carentes de verdadeiros esportivos, como os que tivemos nos anos 80 e no início dos 90 -- os imaginam com rodas mais esportivas, aerofólios e muito mais. São as versões de topo de três médio-pequenos: Fiat Brava HGT 1,75 16V, Chevrolet Astra GLS 2,0 16V e o mais novo deles, o Ford Focus Ghia 2,0 16V.

Clique para ampliar a imagem O Astra ainda agrada com seu estilo anguloso e robusto. Frisos, saias laterais e maçanetas vêm na cor da carroceria no modelo 2000 do GLS

Os dois primeiros são bem conhecidos de nossos leitores, enquanto o último está em avaliação completa pela primeira vez. Como no comparativo anterior com o Focus 1,8, vale a observação: potência e preço -- e não cilindrada -- é o que o bom-senso considera essencial em um confronto. Assim, o Brava 1,75 de 132 cv enfrenta mesmo o Focus de 130 e o Astra de 136, ambos de 2,0 litros -- e não as versões de entrada destes, com 1,8 litro e 115/110 cv na ordem, que são comparáveis ao Brava 1,6.

Mais antigo na Europa, o Brava chegou há menos de dois anos ao Brasil e surpreendeu com as lanternas em três segmentos, que lhe dão forte personalidade
Clique para ampliar a imagem

Os três são projetos europeus, mas com diferentes origens, idades e conceitos. O italiano Brava nasceu em 1995, tempo de formas arredondadas e faróis de perfil baixo. Apesar de não ter envelhecido, pois está no Brasil desde 1999, já está sendo sucedido pelo mais retilíneo Stilo (saiba mais) no mercado europeu. O Astra, obra da Opel alemã, é dois anos mais novo e adota as linhas angulosas e robustas que estão se tornando tendência. Curiosamente, chegou até nós um ano antes do Brava.

Por fim, o Focus: projeto alemão, lançado em 1998, veio ao Brasil no ano passado. É o único de produção argentina -- o que muitos consideram um erro, pois seu maior mercado é mesmo o Brasil -- e claramente o mais moderno. A exemplo do Astra, tem entreeixos similar ao de carros médio-grandes de pouco tempo atrás: 2,61 m, contra 2,54 m do Brava, este o mesmo de seu antecessor Tipo. Além de anguloso, o Ford impressiona pelas lanternas traseiras elevadas (mais seguras no tráfego denso e em eventual colisão) e pela combinação de curvas e arestas até nos detalhes de estilo.

Clique para ampliar a imagem Lanternas elevadas e a combinação de curvas e arestas marcam o desenho original e moderno do Focus, mas que por isso mesmo não agrada a todos

Nestas versões, os três vêm com rodas de 15 pol e muitos elementos na cor da carroceria -- ou cromados, como a enorme moldura da placa traseira no Focus. O Brava é o único com certo apelo esportivo, presente no spoiler posterior e na grade com acabamento cinza. Difícil é definir qual agrada mais: mesmo dentro da equipe BCWS há votos para cada um deles, cabendo ao leitor a decisão. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados