Focus
Ghia, Brava HGT e Astra GLS 16V dividem o coração
dos entusiastas carentes de verdadeiros esportivos
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Eles têm o mesmo porte, potência muito próxima (não
mais que 6 cv de diferença) e preços comparáveis. Apesar da decoração sóbria, despertam a criatividade dos entusiastas, que -- carentes de verdadeiros esportivos, como os que tivemos nos anos 80 e no início dos 90 -- os imaginam com rodas mais esportivas, aerofólios e muito mais. São as versões de topo de três médio-pequenos: Fiat Brava HGT
1,75 16V, Chevrolet Astra GLS 2,0 16V e o mais novo deles, o Ford Focus Ghia 2,0 16V. |
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O Astra ainda agrada com seu
estilo anguloso e robusto. Frisos, saias laterais e maçanetas vêm na
cor da carroceria no modelo 2000 do GLS |
Os dois primeiros são bem conhecidos de nossos leitores, enquanto o último está em avaliação completa pela primeira vez. Como no
comparativo anterior com o Focus 1,8, vale a observação: potência e preço
-- e não cilindrada -- é o que o bom-senso considera essencial em um confronto. Assim, o Brava
1,75 de 132 cv enfrenta mesmo o Focus de 130 e o Astra de 136, ambos de 2,0 litros -- e não as versões de entrada destes, com 1,8 litro e 115/110 cv na ordem, que são comparáveis ao Brava 1,6. |
Mais antigo na
Europa, o Brava chegou há menos de dois anos ao Brasil e surpreendeu
com as lanternas em três segmentos, que lhe dão forte personalidade |
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Os três são projetos europeus, mas com diferentes origens, idades e conceitos. O italiano Brava nasceu em 1995, tempo de formas arredondadas e faróis de perfil baixo. Apesar de não ter envelhecido, pois está no Brasil desde 1999, já está sendo sucedido pelo mais retilíneo Stilo
(saiba mais) no mercado europeu. O Astra, obra da Opel alemã, é dois anos mais novo e adota as linhas angulosas e robustas que estão se tornando tendência. Curiosamente, chegou até nós um ano antes do Brava. |
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Lanternas elevadas e a
combinação de curvas e arestas marcam o desenho original e moderno
do Focus, mas que por isso mesmo não agrada a todos |
Nestas versões, os três vêm com rodas de 15 pol e muitos elementos na cor da carroceria
-- ou cromados, como a enorme moldura da placa traseira no Focus. O Brava é o único com certo apelo esportivo, presente no spoiler posterior e na grade com acabamento cinza. Difícil é definir qual agrada mais: mesmo dentro da equipe
BCWS há votos para cada um deles, cabendo ao leitor a decisão.
Continua |
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